Mogi está entre as melhores cidades do País em saneamento

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

27 de dezembro de 2019

Em 2019, Mogi das Cruzes melhorou seis posições no Ranking de Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil. O município passou do 32º lugar (ranking 2018) para o 26º, entre as 100 maiores cidades brasileiras, à frente de 23 capitais, como Campo Grande (31º lugar), João Pessoa (32º) Belo Horizonte (34º) Porto Alegre (38º lugar) e Brasília (42º), entre outras. O estudo tem como base a situação dos serviços de água e esgoto em 2017. Mas os investimentos continuam para manter o município entre os melhores do país no setor.

Na área de abastecimento de água, entre as principais obras destaca-se o Centro de Reservação Vila Moraes. As etapas em andamento são a construção de estação de bombeamento na Vila Natal e implantação de adutora de 5 quilômetros entre o reservatório da Vila Natal e a nova caixa d’água da Vila Pomar. O centro de reservação será um sistema para abastecimento de uma região onde vivem 68 mil pessoas. O investimento total será de R$ 14,3 milhões (divididos entre município e Governo Federal).

Também está em andamento a implantação do Sistema Chácara Guanabara. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está instalando um reservatório de 400 mil litros, Casa de Química para tratamento da água e tubulações para as redes de distribuição e bombeamento. O investimento nessa fase da obra é de R$ 2,2 milhões. O Semae já havia investido cerca de R$ 200 mil na perfuração de um poço, instalação de um conjunto de bombeamento e painel elétrico.

Os Sistemas de Abastecimento de Água Jundiapeba e Oroxó atenderão, juntos, 61 mil pessoas. Serão duas caixas d’água no Oroxó, com capacidade para 2 milhões de litros cada, erguidas na Via Benedito Ferreira Lopes e que atenderão 16 mil moradores (Vila Oroxó, Jardim Maricá, Rodeio, Bella Cittá, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Ponte Grande e Jardim Náutico).

Já o sistema Jundiapeba terá um reservatório de 7,1 milhões de litros, numa área entre as avenidas Anchieta e Francisco Ferreira Lopes, no bairro Vila Cardoso, em Braz Cubas. Serão 45 mil pessoas beneficiadas (em Jundiapeba e Nova Jundiapeba).

O investimento na primeira e segunda etapas é de R$ 9,4 milhões, com recursos do Governo Federal. São R$ 7,6 milhões nos reservatórios (R$ 4,1 milhões no Oroxó e R$ 3,5 milhões em Jundiapeba) e R$ 1,8 milhão para a construção das bases.

As próximas etapas, como construção de adutora e redes de distribuição, estão em fase de projetos.

No início de 2020, o Semae deve concluir a reforma e modernização da Estação de Captação e Recalque de Água Bruta 2 (ECR-2), no Rio Tietê. O investimento é de R$ 3 milhões e o objetivo é ampliar a segurança operacional do principal sistema de fornecimento de água da autarquia, melhorando a infraestrutura para manutenções, ações de combate a plantas aquáticas que se formam no rio e o controle do nível da água em tempos de estiagem, além de facilitar e agilizar os serviços de manutenção, quando necessários.

A construção de uma estação de bombeamento de água tratada e rede de recalque até o reservatório do Botujuru vai melhorar a distribuição de água no bairro. A população beneficiada é de 4.000 pessoas e o investimento de R$ 922 mil.

Este ano, a autarquia concluiu as obras para ampliação do abastecimento de água para os núcleos isolados do distrito de Jundiapeba: Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho e Parque Varinhas. O Semae investiu cerca de R$ 500 mil na perfuração de dois poços (no Nove de Julho e no São Martinho), rede, linha de recalque (bombeamento) e sistema de tratamento.

O benefício é para aproximadamente 4.400 moradores, na soma dos três bairros. As medidas eliminaram os problemas de falta d’água em dias e horários de maior consumo.

Coleta e tratamento de esgoto

Está em fase final a implantação de um sistema de coleta, condução e tratamento de esgoto em Sabaúna. O investimento é de R$ 3,2 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, rede e três estações de bombeamento, todas na Vila Andrade, área central do Distrito. A capacidade de tratamento é de 9 litros por segundo para atender uma população de 4.000 pessoas.

A autarquia também está investindo mais de R$ 3 milhões na reforma e modernização da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia. Serão feitas readequações estruturais, obras civis e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico. Como já adotado em outras três elevatórias recém-modernizadas, o Semae passará a utilizar uma tecnologia inovadora para o bombeamento de efluentes, até a estação de tratamento, com bombas que ficam na superfície, facilitando a operação e a manutenção, e um triturador para evitar que materiais sólidos lançados irregularmente na rede comprometam a operação. A Indonésia é a principal estação de bombeamento de esgotos de Jundiapeba.

A autarquia também está elaborando projetos executivos para sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados: Biritiba Ussu, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna). O investimento nos projetos é de R$ 5,7 milhões. Após a conclusão, o Semae buscará recursos para as obras. (Julio Nogueira)