Nesta terça (16), setorização interrompe abastecimento por algumas horas na região leste

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

15 de junho de 2020

Nesta terça-feira (16/06), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) fará novas intervenções na rede de água em bairros da região leste, que fazem parte das obras de setorização. Para isso, será necessário fechar alguns registros, com interrupção do fornecimento de água por duas horas, das 07h30 às 9h30. A normalização do abastecimento será de forma gradativa, devendo se estabilizar depois das 12h. A autarquia fará interligações e instalará novas válvulas no sistema, com objetivo de melhorar a distribuição.

Serão afetados pela interrupção Cezar de Souza (o bairro), Conjunto Habitacional Jefferson da Silva, Jardim Bela Vista, Jardim Cíntia, Jardim das Bandeiras, Jardim Maricá, Jardim Rodeio, Jardim São Pedro, Loteamento Rio Acima ("Vem Viver Mogi"), Morada do Sol, Residencial Colinas, Residencial Fazenda Rodeio ("Bella Cittá"), Residencial Granja Anita, Sabaúna, Vila Andrade, Villa Di Cesar, Vila Nova Aparecida e Vila Mathias.

As obras de setorização do setor de abastecimento leste da cidade, que é a região atendida a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Municipal, no Socorro, tem como objetivo diminuir perdas de água, por meio do remanejamento do sistema de distribuição, dimensionamento e instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão.

As setorizações estão previstas no Plano Diretor da autarquia e consistem em subdividir grandes redes em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente. Isso facilita a manutenção, o controle do consumo e a identificação de vazamentos.

Os bairros beneficiados pelas obras vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapeti, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento é de R$ 6,7 milhões.
O projeto contempla várias intervenções no sistema de distribuição de água, como instalação de válvulas de manobras, ventosas, válvulas de descarga, interligações de rede, pontos de monitoramento de pressão, instalação de redes de distribuição de água, válvulas redutoras de pressão, macromedidores (hidrômetros de grande porte, instalados na rede), detecção de vazamentos não visíveis e telemetria de controle (medição à distância).

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, será possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Manutenção da EDP também afetará abastecimento de água na terça

Também na terça-feira (16/06), das 7h30 às 9h30, uma manutenção preventiva da EDP, na rede de distribuição elétrica da rua Senador Dantas, interromperá o fornecimento de energia para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, do Semae. A paralisação afetará o fornecimento de água para os bairros João Vila Nova, Nova Estância, Residencial Cocuera, Real Park Mogi, Vila Nova União e Vila Oliveira, desde a madrugada até por volta das 10h da manhã. A normalização do abastecimento será ao longo do dia.

Bairros que serão afetados pela interrupção desta terça-feira (16/06), das 7h30 às 9h30, para obras de setorização (com normalização do abastecimento prevista para depois das 12h):
Cezar de Souza (o bairro)
Conjunto Habitacional Jefferson da Silva
Jardim Bela Vista
Jardim Cíntia
Jardim das Bandeiras
Jardim Maricá
Jardim Rodeio
Jardim São Pedro
Loteamento Rio Acima ("Vem Viver Mogi")
Morada do Sol
Residencial Colinas