Obras de reservatórios de Jundiapeba e Vila Oroxó chegam a 53% de execução

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

11 de junho de 2020

As obras dos novos reservatórios de Jundiapeba e Vila Oroxó ultrapassam os 53% de execução, respectivamente com os serviços de terraplanagem e pavimentação no entorno das estruturas. Os três reservatórios – um para Jundiapeba e dois no Oroxó – já foram erguidos. Os complexos atenderão, juntos, 61 mil pessoas. Os serviços são gerenciados pela Secretaria Municipal de Obras.

Para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Jundiapeba a estrutura está sendo construída numa área entre as avenidas Anchieta e Francisco Ferreira Lopes, no bairro Vila Cardoso, em Braz Cubas. Serão 45 mil pessoas beneficiadas em Jundiapeba e Nova Jundiapeba.

No SAA Vila Oroxó, a Prefeitura instalou dois reservatórios com capacidade para 2 milhões de litros cada, na Via Benedito Ferreira Lopes, que atenderão 16 mil moradores. Os bairros beneficiados serão a Vila Oroxó, Jardim Maricá, Rodeio, Bella Cittá, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Ponte Grande e Jardim Náutico.

O investimento na primeira e segunda etapas, considerando os dois sistemas, é de R$ 9,8 milhões, sendo R$ 7,6 milhões nos reservatórios (R$ 4,1 milhões no Oroxó e R$ 3,5 milhões em Jundiapeba) e R$ 2,2 milhões para a construção das bases. As próximas etapas estão em fase de projeto.

A construção desses dois sistemas integram o Plano Municipal de Abastecimento de Água. Os reservatórios funcionarão como “pulmões”. Eles permanecerão cheios, principalmente no período noturno, quando o consumo diminui. Em situações em que houver necessidade de paralisações no fornecimento de água, para alguma manutenção, por exemplo, o abastecimento pode prosseguir com o uso dos reservatórios.

Os bairros beneficiados com os novos sistemas já são atendidos atualmente com abastecimento de água. Além da melhoria do serviço, o objetivo das obras é ter uma estrutura preparada para o crescimento populacional da cidade.

Além da demanda atual, os dois sistemas estarão prontos para abastecer uma população de até 145 mil pessoas (previsão para 2046), sendo 52 mil pelo SAA Jundiapeba e 93 mil pelo SAA Oroxó.

Após a conclusão das obras, por parte da Prefeitura, o sistema será gerenciado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). (Julio Nogueira)