Obras para melhoria do abastecimento avançam e chegam à fase final

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

20 de dezembro de 2017

Duas importantes obras para melhoria do abastecimento público, executadas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), avançam e chegam à etapa final. A principal delas é a instalação de um gerador de dióxido de cloro na Estação de Captação e Recalque 2 (ECR2), no rio Tietê, bairro Rio Acima, que modernizará o tratamento de água e ultrapassa 90% de conclusão. Outro investimento é a modernização e ampliação do sistema Bela Vista, em Cezar de Souza, com mais de 70% dos serviços executados. Ambas as obras devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2018.

Com o sistema de dióxido de cloro, além da melhoria da qualidade da água, a autarquia estará preparada para evitar que eventuais aumentos na concentração de manganês no rio provoquem coloração na água, já que o dióxido é eficiente na remoção de metais pesados. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

O Semae contratou um estudo que coletou amostras da água do Tietê, no ponto de captação, tanto em períodos chuvosos quanto de estiagem, com várias análises, para conhecer as características da água. O estudo apontou o dióxido de cloro como oxidante e desinfetante ideal para as características da água bruta captada naquele ponto, que apresenta metais como ferro e manganês.

O elemento químico também atua na remoção de compostos orgânicos (matéria orgânica dissolvida, agroquímicos etc).

O sistema que está sendo montado será formado por um gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando. O dióxido será gerado na captação e aplicado no início da adutora de água bruta. A geração é local, sem armazenamento de gases.

“O dióxido de cloro é mais poderoso na remoção de metais. Aplicado na captação, o produto vai agindo na água pelos sete quilômetros de tubulação até a estação de tratamento, com isso, a água já chega com melhor qualidade”, explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.

A estação de captação no rio Tietê abastece todo o sistema de distribuição do Semae, que corresponde a 387 mil habitantes.

Bela Vista

No projeto de modernização do sistema de abastecimento do Jardim Bela Vista, o Semae instalou um novo reservatório, de 50 mil litros (2,5 vezes maior que o anterior, de 20 mil litros), que entrará em operação após a conclusão da obra, que inclui uma estação de bombeamento. Por enquanto, o fornecimento de água segue por bombeamento, sem prejudicar o serviço para os moradores.

O sistema Bela Vista atende uma população de 720 pessoas, além da Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho, onde estudam mais de 300 alunos. O investimento na ampliação e modernização do serviço é de R$ 459 mil.

A reforma do complexo de abastecimento do Jardim Bela Vista foi prevista no Plano Diretor de Água. “O novo reservatório aumentará nossa capacidade operacional. É um investimento necessário, pois o anterior, instalado na década de 80, estava deteriorado”, afirma Beono.

Com a nova estação de bombeamento de água tratada, a autarquia também melhorará as condições de manutenção dos equipamentos, pois a estação antiga era de difícil acesso. A mudança trará ainda mais estabilidade às pressões na rede de distribuição da área mais alta do bairro.

Também foram implantados 280 metros de tubulações complementares ao sistema de distribuição.

A água que abastecerá a nova caixa d’água sairá dos reservatórios da Vila Nova Aparecida, que por sua vez recebem água da Estação de Tratamento Leste, no Socorro. (Julio Nogueira)