Outubro Mais Rosa: palestra aborda prevenção ao câncer de mama

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

25 de outubro de 2019

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) promoveu, na tarde de quinta-feira (24/10), às suas colaboradoras, uma palestra de conscientização para prevenção ao câncer de mama. A ação integra a programação da campanha Outubro Mais Rosa, realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O médico oncologista Rafael Zapata apresentou causas, tratamentos e prevenções contra a doença. "O câncer de mama é o que mais tem cura, mas também é um dos mais prevalentes entre a população. Cerca de 10% das mulheres não é curada e, por isso a importância do diagnóstico precoce."

Segundo o oncologista, o autoexame de toque é indispensável para que se tenha uma identificação rápida e, consequentemente, maior chance de cura. Mulheres com mais de 45 anos necessitam ter um acompanhamento mais frequente e realizar anualmente a mamografia, exame de imagem que visualiza o tecido mamário.

Ele também ressalta que a melhor medida contra o câncer é o cuidado prévio. Alimentação balanceada, muita água e atividades físicas, estão dentre os hábitos que podem manter as mulheres longe da doença.

A Campanha Outubro Mais Rosa também tem como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura. Até o dia 31 de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame.

Já o Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual. Também pode ser solicitado em qualquer unidade de saúde. (Maria Eduarda Machado)