Queda de energia na captação de água afeta abastecimento na cidade

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

23 de dezembro de 2019
Técnicos do Semae fizeram o reparo necessário e, por volta das 5h de segunda (23/12), a captação de água foi retomada (Foto: Divulgação/Semae)

Devido a uma queda de energia que atingiu a estação de captação de água do Semae, no Rio Tietê, a captação e tratamento de água ficaram paralisados na noite de domingo (22/12) e madrugada desta segunda-feira (23/12), afetando o abastecimento nos bairros atendidos pelas estações de tratamento Centro e Leste (veja relação abaixo).

A queda de energia ocorreu às 20h. A concessionária foi acionada e, após os reparos necessários, a energia foi restabelecida por volta das 4h, e a captação de água retomada. A distribuição voltou a ser feita ainda pela manhã (23/12).

O problema de energia na noite do domingo e madrugada de segunda foi algo pontual e ocasionado na rede da concessionária. Houve um problema na entrada e o cabo de energia do Semae ficou chamuscado pela descarga elétrica, o que fez a concessionária pensar que havia problema interno.

Posteriormente, técnicos da autarquia verificaram, com equipamentos adequados, que o sistema interno está bom e que havia fuga de energia na seccionadora de entrada, no poste, que é responsabilidade da EDP. O Semae solicitou à empresa a substituição preventiva da seccionadora de entrada, o que está sendo providenciado nesta segunda.

A normalização do abastecimento será de forma gradativa, devendo se estabilizar à noite. A autarquia pede desculpas pelos transtornos e recomenda aos moradores que utilizem com economia a água armazenada em suas caixas-d’água.

Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas.

A reservação de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.

Bairros afetados: