Reservatório de 7 milhões de litros atenderá Jundiapeba e Nova Jundiapeba

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

06 de fevereiro de 2020
Novo reservatório de 7 milhões de litros integrará Sistema de Abastecimento de Água Jundiapeba e atenderá 45 mil pessoas (Foto: Divulgação/Semae)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou esta semana a montagem do novo reservatório de 7 milhões de litros de água para Jundiapeba. A estrutura está sendo construída numa área entre as avenidas Anchieta e Francisco Ferreira Lopes, no bairro Vila Cardoso, em Braz Cubas. Serão 45 mil pessoas beneficiadas em Jundiapeba e Nova Jundiapeba.

A obra faz parte de um pacote de investimentos que inclui o Sistema de Abastecimento de Água Vila Oroxó, onde a Prefeitura instalou duas caixas d’água com capacidade para 2 milhões de litros cada, erguidas na Via Benedito Ferreira Lopes e que atenderão 16 mil moradores. Os bairros beneficiados serão a Vila Oroxó, Jardim Maricá, Rodeio, Bella Cittá, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Ponte Grande e Jardim Náutico.

Os complexos atenderão, juntos, 61 mil pessoas. O investimento na primeira e segunda etapas é de R$ 9,8 milhões, sendo R$ 7,6 milhões nos reservatórios (R$ 4,1 milhões no Oroxó e R$ 3,5 milhões em Jundiapeba) e R$ 2,2 milhões para a construção das bases. As próximas etapas estão em fase de projeto.

A construção destes dois sistemas integram o Plano Municipal de Abastecimento de Água. Os reservatórios funcionarão como “pulmões”. Eles permanecerão cheios, principalmente no período noturno, quando o consumo diminui. Em situações em que houver necessidade de paralisações no fornecimento de água, para alguma manutenção, por exemplo, o abastecimento pode prosseguir com o uso dos reservatórios.

Os bairros beneficiados com os novos sistemas já são atendidos atualmente com abastecimento de água. Além da melhoria do serviço, o objetivo das obras é ter uma estrutura preparada para o crescimento populacional da cidade.

Além da demanda atual, os dois sistemas estarão prontos para abastecer uma população de até 145 mil pessoas (previsão para 2046), sendo 52 mil pelo SAA Jundiapeba e 93 mil pelo SAA Oroxó.

Após a conclusão das obras, por parte da Prefeitura, o sistema será gerenciado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). (Julio Nogueira)