Semae inicia agendamento para visitas de estudantes em 2020

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

03 de fevereiro de 2020
Visitantes assistem a palestras e conhecem estrutura da Estação de Tratamento de Água Leste (Foto: Julio Nogueira/Semae)

Com a volta às aulas na rede municipal de ensino, nesta terça-feira (04/02), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes inicia o agendamento de escolas para participar do Semae de Portas Abertas de 2020, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Coordenado pelo Departamento Técnico da autarquia, por meio da Divisão de Meio Ambiente, o trabalho tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre produção e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e o funcionamento da autarquia. Em 2019, o programa registrou recorde de participantes em um mesmo ano: 1.846.

Responsáveis pelas escolas ou instituições que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar email para visitas@semae.sp.gov.br.

As visitas são de março a dezembro, sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental.

Embora a maior parte do público seja formada por crianças, o programa também é aberto a jovens e adultos do ensino técnico e superior. Além disso, ao longo do ano há edições especiais para instituições e a comunidade em geral. O número de participantes é de no mínimo 20 e no máximo 40.

O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois as crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.

Nas visitas, os participantes assistem a vídeos e palestras sobre saneamento e o papel do Semae; o processo de tratamento de água; cuidados com a água, evitando desperdícios e atentando-se a possíveis vazamentos na residência ou nas ruas; o conceito de água virtual e como ele está ligado ao consumo de forma geral; a importância da mata ciliar e proteção dos mananciais; o impacto do lixo lançado nas ruas ou redes de esgoto (ralos ou vaso sanitário) e a disponibilidade hídrica.

Após a palestra, os visitantes são acompanhados pelos monitores até o laboratório (onde é feita uma simulação do tratamento da água) e, posteriormente, conhecem a estação.

Desde que o projeto foi criado, em 2011, foram realizadas 419 visitas, com um total de 10.977 participantes de diversas instituições e níveis escolares. (Julio Nogueira)