Semae inicia plantio de 3,9 mil mudas de árvores em parques e na ETE Cezar de Souza

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

05 de abril de 2018

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou o plantio 3,9 mil mudas de árvores em Mogi das Cruzes. A ação atende a compromissos firmados com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) devido a obras da autarquia em áreas de preservação, como forma de compensação ambiental. De acordo com a Divisão de Meio Ambiente do Semae, são 2,7 mil mudas no Parque Leon Feffer, 390 no Parque Centenário e 815 no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, com o objetivo de criar uma cortina vegetal entre a ETE e o parque.

Estão sendo plantadas somente árvores nativas da região. Dentre as espécies frutíferas há a Jaboticabeira, a Laranjeira-do-Mato, a Goiaba-branca, o Pequi e a Pitangueira.

Das mais de 2,7 mil mudas plantadas no Parque Leon Feffer, 1,1 mil são pela construção, em andamento, do sistema de esgotamento sanitário em Sabaúna – um importante investimento de R$ 2,6 milhões na instalção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, rede coletora e três estações de bombeamento que atenderá uma população de 4,8 mil pessoas, na Vila Andrade.

Para essa obra, o Semae já tem autorização da Cetesb para intervenção em Área de Proteção Permanente (APP).

Mogi+Verde

O plantio de 3,8 mil mudas também integra o Programa Mogi+Verde, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que aumentará a cobertura verde da cidade com 50 mil novas árvores até 2020. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que coordena a ação, desde o início de 2017, já forma plantadas 18 mil mudas na cidade.

Além disso, o viveiro de mudas do Parque Leon Feffer está sendo reativado e a secretaria também iniciou ações como o plantio de mudas de cambuci na cidade – uma espécie nativa de Mogi das Cruzes.

“Os parques urbanos já receberam mudas de cambuci e estamos ampliando a distribuição”, afirma André Miragaia, diretor da secretaria.

Dentro desse programa, a Secretaria do Verde e Meio ambiente também distribui a Cartilha de Arborização Urbana, que mostra as espécies próprias para o plantio na cidade e também aquelas que não devem ser utilizadas, por possuírem raízes agressivas ou serem de grande porte. A cartilha traz ainda dicas de plantio e de manutenção, além de procedimentos necessários para a poda e o corte de árvores. (Julio Nogueira)

Acesse a cartilha aqui a cartilha