Semae instala 3ª bomba na ETA Leste para melhoria operacional

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

08 de março de 2019

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a instalação de uma terceira bomba na Estação Elevatória de Água Tratada da ETA Leste, que abastece os distritos de Cezar de Souza e Sabaúna, além de outros bairros da região, como o Botujuru. O investimento é R$ 542 mil e o objetivo é proporcionar uma “reserva estratégica” para o funcionamento, mantendo o abastecimento contínuo mesmo em situações de reparos na unidade.

Quando a autarquia faz a manutenção de uma bomba na elevatória, o fornecimento de água é reduzido. De acordo com o Departamento Técnico do Semae, com a bomba reserva, isso não será mais necessário, pois será possível manter o funcionamento pleno da elevatória, com duas bombas, mesmo se uma delas estiver em reparo.

Além da terceira bomba, a obra contempla melhorias nas instalações da elevatória, como sistemas de drenagem, acesso e substituição de válvulas.

No ano passado, em outro processo de melhorias na estrutura, a ETA Leste recebeu sistema de drenagem para os quatro adensadores por gravidade, o que facilitou e reduziu o tempo de limpeza dos equipamentos (adensadores). (Julio Nogueira)