Semae investe R$ 2,6 milhões em obras de saneamento em Sabaúna

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

07 de agosto de 2018

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes está investindo R$ 2,6 milhões na implantação de um sistema autônomo de esgotamento sanitário em Sabaúna. A estrutura será formada por uma Estação de Tratamento, três estações de bombeamento e 900 metros de rede coletora, todas na Vila Andrade.

Atualmente, a autarquia trabalha na construção das estações elevatórias e na fundação da estação de tratamento. Já foram concluídos as redes que funcionarão por gravidade (sem necessidade de bombeamento) e as contenções com rachão e gabião.

A instalação do sistema começou em abril e está com 53% de execução.

A capacidade total de tratamento será de 9 litros por segundo para atender uma população de até 4.800 pessoas. A obra tem duração prevista de dez meses.

A Vila Mathias, também na região central de Sabaúna, será contemplada posteriormente. O bairro está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados.

O investimento nesses projetos, que estão em fase inicial de elaboração, será de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões com recursos do Ministério das Cidades e R$ R$ 1,1 milhão do Município. Importante ressaltar que, nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, o Semae buscar recursos para as obras.

Além da Vila Mathias os demais núcleos isolados contemplados serão Biritiba-Ussu, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga e Taiaçupeba.

Nos últimos anos, Mogi das Cruzes conseguiu grandes avanços em coleta e tratamento de esgoto. No ano 2000, a cidade coletava 78% e tratava apenas 0,5% de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de 95% e o de tratamento, 61%.

Essa evolução colocou Mogi das Cruzes no 32º lugar no Ranking de Saneamento 2018, elaborado pelo Instituto Trata Brasil. O estudo tem como base os dados do Ministério das Cidades em seu Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com a situação dos serviços de água e esgoto em 2016, entre os 100 maiores municípios brasileiros. (Julio Nogueira)