Versão preliminar do Plano Municipal de Água e Esgoto receberá sugestões pela internet

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

07 de agosto de 2017

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (07/08), o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Mogi das Cruzes (PMAE), que estabelece metas e prazos para universalização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário na cidade até o ano de 2033. O documento estará, durante 30 dias, à disposição da população no site da Prefeitura para análise e apresentação de sugestões.

O plano atualiza e unifica os planos diretores vigentes de Esgoto (2010) e de Água (2011). O PMAE é um levantamento minucioso realizado pelo Semae, por meio de uma empresa especializada, e que prevê um cronograma de obras e investimentos, em função da projeção de crescimento populacional e da própria malha urbana da cidade.

As dúvidas ou sugestões poderão ser apresentadas pela população e serão compiladas pela equipe da autarquia, antes de o projeto ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação.

Entre as metas gerais do plano estão a melhoria do controle operacional do sistema de água, redução do índice de perdas, garantia do abastecimento de água para a população com o mínimo de interrupção, aumento do volume de esgoto tratado e implantação de sistemas de saneamento para os núcleos urbanos isolados,

“O processo de consulta pública tem sido uma constante na administração do prefeito Marcus Melo, dentro dos eixos de Transparência, Modernização e Humanização, garantindo ampla participação popular com a possibilidade de apresentar sugestões e colaborações”, afirma o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.

“O documento é um planejamento completo das ações necessárias. A partir dos estudos, o Semae prepará um plano financeiro para execução das obras, o que inclui a busca por recursos externos, como financiamentos", completa o diretor.

Atualmente, em Mogi das Cruzes, 98% da área urbana são atendidos por abastecimento de água. Quanto ao esgoto, os índices avançaram, nos últimos anos, de 78% de coleta e apenas 5% de tratamento para os 95% de coleta e 61% de tratamento. (Julio Nogueira)