Perguntas e Respostas

Home > Saúde > Perguntas e Respostas

Meu filho passou a noite inteira com febre pela manhã. Onde devo levá-lo?
Procure qualquer Unidade Básica de Saúde, sem agendamento, e solicite uma consulta com o pediatra, que poderá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

Onde encontro atendimento pediátrico no período noturno?
Além do Pró-Criança e dos três Postos 24 horas, que atendem casos de urgência e emergência, é possível encontrar atendimento em pediatra até 22 horas, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas do Jardim Camila e Santa Tereza.

Perdi a carteirinha de vacinação do meu filho. E agora?
É preciso ir ao Posto de Saúde onde foi realizada a primeira vacina e solicitar segunda via da caderneta. Para evitar transtornos como este, é recomendado que as vacinas sejam aplicadas, de preferência, sempre na mesma unidade, que deve ser a mais próxima da sua residência.

Preciso agendar uma consulta médica. Como devo proceder?
Após realizar a consulta, se o médico solicitar retorno, você deve marcar diretamente na recepção do posto. Todas as consultas precisam ser agendadas pelo telefone 0800-770-5585, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados das 7 às 13 horas. A ligação é gratuita.

Encontrei um caroço no meu seio. Onde devo procurar atendimento?
Além de médicos ginecologistas existentes em todos os Postos de Saúde, Mogi das Cruzes ainda conta com duas unidades de atendimento integral à mulher: Pró-Mulher I e II. Basta marcar uma consulta na central de agendamentos (0800- 770-5585).

Tenho uma consulta em São Paulo. A Prefeitura oferece transporte?
O Serviço de Ambulâncias realiza diversos transportes intermunicipais, desde que o paciente apresente pessoalmente agendamento ou guia de encaminhamento para o hospital de referência. Informações pelos telefones 4794-6212 ou 4727-6967.

Os Postos de Saúde distribuem preservativos e anticoncepcionais?
Sim. Também oferece um amplo Programa de Planejamento Familiar. Quem necessitar de laqueadura ou vasectomia, por exemplo, deve participar de uma palestra de conscientização e atender às exigências do Ministério da Saúde para então ser encaminhado. Quem determina os locais e número de vagas é o Governo Estadual.

Como agir caso seja mordido por cães?
Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde mais próximo e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Estou com suspeita de gravidez. O que devo fazer?
Procure qualquer Posto de Saúde, sem agendamento, e solicite o teste. Em caso positivo, você será agendado com o ginecologista.

O que eu devo fazer em caso de acidente?
O melhor a fazer é acionar o Serviço de Ambulância da Prefeitura pelo telefone 192.

Tem muitos cachorros soltos na rua da minha casa. A Prefeitura recolhe?
O Centro de Controle de Zoonoses é responsável pelo recolhimento de animais soltos pelas ruas, mas, infelizmente, não possui espaço físico suficiente para abrigar tantos cães em situação de abandono. Por este motivo, um amplo trabalho de conscientização sobre posse responsável é desenvolvido, ao lado da castração gratuita de animais domésticos, entre outras ações.

As unidades do Programa Saúde da Família são iguais aos demais Postos de Saúde?
O conceito é diferente. Além do médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, o Programa Saúde da Família conta com agentes comunitários que promovem visitas domiciliares na região assistida, verificando os problemas e as necessidades das famílias cadastradas. Tem caráter mais preventivo, embora também desenvolva ações curativas de saúde.

Meu filho está com dor de dente. Posso levá-lo ao Posto de Saúde?
Com exceção do posto de saúde de Braz Cubas, todas as outras unidades oferecem atendimento em odontologia. São realizados os procedimentos básicos como restaurações, extrações e ações preventivas, como profilaxia. Em parceria com as escolas da cidade, o trailer odontológico leva atendimento para crianças que vivem em bairros mais distantes dos equipamentos de saúde.



FUNDO SOCIAL

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

PREFEITURA