IPTU 2020

Impostos e Taxas


Descrição:

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já realizou a postagem dos cerca de 142 mil carnês do IPTU de 2020. A consulta e impressão de segunda via já está disponível online. Em relação ao ano passado, não houve aumento do tributo. Há apenas a atualização pela inflação de 2,54%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de outubro de 2018 a outubro de 2019. É a menor atualização dos últimos 12 anos.

Portanto, não há aumento real no IPTU 2020, exceto nos casos em que o imóvel sofreu alguma alteração de área construída ou territorial, padrão ou uso (residencial ou comercial). Nesses casos, o lançamento está de acordo com a base cadastral atualizada.

Descontos
Quem optar pelo pagamento à vista tem 5% de desconto. O contribuinte que estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2019 tem direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.

Segunda via
A consulta de valores e emissão da 2ª via do IPTU 2020 pode ser feita neste link: https://goo.gl/UyRQ84

Isenção, Redução e Imundade
Além desse desconto, mais de 20 mil contribuintes do IPTU de Mogi das Cruzes têm direito à imunidade, ou isenção, ou redução do tributo. É necessário estar atento aos prazos para solicitação do benefício, definidos na legislação e, em alguns casos, contados a partir da data de postagem dos carnês. Outras informações nos links abaixo.

Local de entrada: Secretarias e Órgãos envolvidos: Prazo:

A novidade deste ano são as datas de vencimento. Em vez dos dias 8, 9 ou 10 de cada mês, como era feito nos anos anteriores, o vencimento será apenas em dias úteis, facilitando a vida do contribuinte, mas mantendo três datas distintas, de acordo com o CEP do endereço de entrega do carnê – esta organização é feita para evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas. Veja a tabela com as datas de vencimento.

O pagamento do imposto poderá ser feito em qualquer agência bancária do País dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas.

 

Observações:

Do total de 142 mil carnês, somente 500, aproximadamente, estão com um valor superior aos 2,54% de correção, comparado a 2019, devido à atualização do cadastro solicitada pelos próprios contribuintes, por alterações como aumento de área construída, construção onde antes só havia terreno, mudança de padrão ou do uso do imóvel.