Secretaria de Educação
A música de jovens talentos da cidade tomou conta do Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, na manhã deste sábado (04/10), com o 1° Encontro dos Projetos de Música promovidos pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Pais, estudantes e profissionais dos projetos participaram do evento, que marcou o retorno do Coral Canarinhos do Itapety e emocionou o público com as apresentações de grupos dos projetos Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola. O encontro faz parte da programação do Mês da Educação.
"Quero agradecer a todas as crianças, pais, monitores e colaboradores. Este é um momento de integrar os dois projetos, que estão em nossas escolas com um grande número de estudantes atendidos, cerca de 20 mil. Cada um com seu trabalho contribui para o processo de ensino e aprendizagem por meio da música na escola. A prefeita Mara Bertaiolli e a secretária de Educação, Darly Carvalho, têm se desdobrado para que cada vez mais os projetos cresçam e possam atender mais alunos", disse o chefe de Divisão de Projetos Especiais do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Leandro Tomazzini. A prefeita Mara Bertaiolli foi representada pela secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
O evento começou com um desfile e a apresentação da Banda Marcial da EE Profª Dora Peretti de Oliveira – Fandora (Jardim Cintia). O grupo é composto por 50 integrantes com idade entre 12 e 17 anos, sendo 30 no corpo musical (banda) e 20 alunos no corpo coreográfico. Para Ana Beatriz Viana Pereira, 14 anos, a música faz a diferença na vida das crianças.
"Participar da banda, para mim é emocionante. Construímos uma família, é um lugar de alegria, de paz. A Fandora cresce cada dia mais, é elogiada. É uma sensação maravilhosa participar da banda", disse a jovem que toca percussão há três anos.
A banda faz parte do projeto Pra Ver a Banda Passar, gerido pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). A iniciativa é realizada na cidade desde 1997 e atende atualmente 25 escolas, sendo 17 da rede municipal e 8 da rede estadual de Mogi das Cruzes, com alunos de 6 a 17 anos.
A Banda InfantoJuvenil do projeto Pequenos Mùsicos... Primeiros Acordes na Escola, sob regência do maestro Lélis Gerson, se apresentou na sequência e encantou o público. A banda é formada por cerca de 50 estudantes das 27 escolas integrantes do projeto.
A iniciativa tem gestão da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, a Sinfônica Mogi, e neste ano foi ampliada. Passaram a ser atendidos mais 2.291 alunos em oito novas escolas. Ao todo, participam mais de 12 mil alunos de 7 a 11 anos da rede municipal de ensino.
Coral Canarinhos do Itapety
Tradicional na cidade, o Coral Canarinhos do Itapety, que integra o projeto Pequenos Músicos, retomou suas atividades neste ano no Cempre Prof. Sérgio Moretti, em Jundiapeba. Esta foi a primeira vez que as crianças se apresentaram fora da escola. São atendidos na unidade cerca de 90 crianças de 9 a 11 anos.
"Estou emocionada desde que cheguei aqui. O projeto é muito bom para as crianças", disse Jéssica Freitas de Souza, mãe de Davi Henrique Freitas dos Santos, 9 anos. O aluno canta no coral e também toca violencelo pelo projeto. As crianças iniciaram a apresentação com uma música sobre o projeto, que encantou a todos. Junto à Banda Sinfônica cantaram as músicas "Trem Bala" e "Aquarela".
O encerramento do evento animou o público com a união dos dois projetos. A Banda Marcial da EE . Profª Dora Peretti de Oliveira e a Banda Sinfônica Infanto Juvenil se uniram para uma apresentação repleta de alegria e entusiasmo com o maestro Lélis Gerson e o presidente da AFABAMC, Richard Bitelli.
Estiveram presentes a secretária de Gabinete, Neusa Marialva, o secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista, o diretor geral do Semae, José Luiz Furtado e o presidente da Câmara Municipal, Josè Francimário Vieira de Macedo, o Farofa.