Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, realizou a seleção das 36 receitas que participarão do concurso (veja a lista no final da página, em PDF). A seleção foi realizada por um júri técnicos formado por especialistas, entre eles chefs de cozinha da região de renome nacional e internacional, nutricionistas e merendeiras. A lista dos escolhidos poderá sofrer alterações por conta da disponibilidade dos participantes.
As receitas utilizaram ingredientes típicos da região, como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) locais. O festival compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.
Com as receitas definidas, o próximo passo do Festival será a realização de um sorteio que definirá quais receitas competirão em cada uma das três etapas de degustação pública, que acontecerão em três sábados (24 de fevereiro, 2 e 9 de março). Em cada uma dessas etapas, participarão 12 receitas e serão selecionadas 4 para a etapa final, que ocorrerá no dia 16 de março.
Durante as degustações públicas, que ocorrerão no Parque Leon Feffer, cada chef levará seu prato pré-preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente, que fará a desgustação de cada prato.
Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival contará também com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais.
O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.