12º Festival de Inverno Serra do Itapety começa neste sábado e terá versão virtual

Secretaria de Cultura

03 de julho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (04/07), terá início a programação do 12º Festival de Inverno Serra do Itapety. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, todas as atrações serão transmitidas de forma virtual, por meio de redes sociais como Youtube, Instagram e Facebook. O objetivo é atender às orientações referentes ao distanciamento social, porém sem deixar de realizar esse importante evento da agenda cultural do município. 

“Não poderíamos deixar de fazer o evento, que é um dos maiores e mais reconhecidos da nossa agenda cultural, mas tivemos que nos adequar a este novo momento, portanto não haverá apresentações presenciais com público. Conversamos com os artistas e todos foram muito sensíveis e receptíveis a essa nova realidade”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

O festival vai se estender de 4 a 26 de julho e conta com 24 atrações, de segmentos como música clássica e popular, literatura, arte popular, teatro, contação de histórias, palhaçaria, patrimônio histórico, audiovisual e também debate. A abertura já acontece neste sábado (04/07), às 19 horas e, como já é tradicional, será comandada pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A formação mogiana, que já é destaque para além da cidade, vai repetir uma apresentação feita durante a 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, para a qual foi convidada a se apresentar. Será executada a peça “O Guarani”, por Carlos Gomes e a transmissão acontecerá por meio do canal Cultura Mogi, no Youtube.

Veja a apresentação na 50º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Já neste domingo (05/07), a Orquestra novamente toma o palco, desta vez da Catedral de Santana, para apresentar um dos maiores clássicos da música erudita –  a ária "Nessun Dorma", da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Para esta atração, haverá participação especial do solista Sérgio Wernec, comandando os vocais. O espetáculo será transmitido às 18 horas, também pelo canal no Youtube da Cultura Mogi.

Veja apresentação durante a 5ª Cantata de Natal, da Prefeitura de Mogi, em dezembro de 2018

Acesse o canal da Cultura Mogi no Youtube

A programação segue ao longo da próxima semana, com atrações como um encontro do grupo Entremeio Literário, que será transmitido às 19 horas da terça-feira (07/07), pelo Youtube. Já na quinta-feira (09/07), serão duas atrações: às 20 horas será transmitido o lançamento do CD Vozes do Berimbau, pelo Instagram (@vozesdoberimbau) e também às 20 horas, pelo Facebook, será a vez de um bate-papo sobre a história da música mogiana, com o percussionista e educador musical da cidade, Paulo Betzler. 

Ainda na próxima semana, o canal no Youtube da Cultura Mogi transmitirá, às 20 horas da sexta-feira (10/07), um estudo de atuação comandado pelo ator e diretor da companhia teatral Contadores de Mentira, Cleiton Pereira, intitulado “Estudos para uma figura de encruzilhada”.

Toda a programação do 12º Festival de Inverno Serra do Itapety terá acesso gratuito e irrestrito. Mais informações podem ser obtidas pelo site e redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi, bem como pelo telefone 4798-6900.

Programação – 12º Festival de Inverno Serra do Itapety

Sábado (04/07), às 19 horas, no Youtube – O Guarani, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes

Domingo (05/07), às 18 horas, no Youtube – Nessun Dorma, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, na Catedral de Santana

Terça-feira (07/07), às 19 horas, no Youtube – Terças Literárias, Entremeio Literário

Quinta-feira (09/07), às 20 horas, no Instagram (@vozesdoberimbau) – Lançamento do CD Vozes do Berimbau

Quinta-feira (09/07), às 20 horas, no Facebook (paulobetzler.betzler) – Bate-papo sobre a história da música mogiana, com Paulo Betzler

Sexta-feira (10/07), às 20 horas, no Youtube – Estudos para uma figura de encruzilhada, com Cleiton Pereira

Sábado (11/07), às 11 horas, no Youtube – Natividade, por Cristiana Ceschi (contação de histórias)

Sábado (11/07), às 20 horas, no Instagram (@guicardosom) – Live de voz e violão, com Gui Cardoso

Domingo (12/07), às 11 horas, no Youtube – Nuvem de Abril, por Cristiana Ceschi (contação de histórias)

Domingo (12/07), às 19 horas, no Youtube – Olhar Ingênuo (Documentário sobre a vida e obra do artista plástico Nerival Rodrigues, por Paulinho Ferreira - PROFAC)

Terça-feira (14/07), às 19 horas, no Youtube – Terças Literárias, Entremeio Literário

Quinta-feira (16/07), às 20 horas, no Instagram (@vozesdoberimbau) – Vozes do Berimbau

Quinta-feira (16/07), às 20 horas, no Facebook (paulobetzler.betzler) – Bate-papo sobre a história da música mogiana, com Paulo Betzler

Sexta-feira (17/07), às 20 horas, no Facebook (obrenoficial2) – Live de voz violão, com Brenô

Sábado (18/07), às 21 horas, no Youtube – Medea (I) material (artes cênicas), por Priscila Nicoliche e Grupo Quântica - PROFAC

Domingo (19/07), às 11 horas, no Youtube – Contação de histórias, com Marco Guerra (palhaçaria)

Terça-feira (21/07), às 19 horas, no Youtube – Terças Literárias, Entremeio Literário

Quinta-feira (23/07), às 20 horas, no Instagram (@vozesdoberimbau) – Vozes do Berimbau

Quinta-feira (23/07), às 20 horas, no Facebook (paulobetzler.betzler) – Bate-papo sobre a história da música mogiana, com Paulo Betzler

Sexta-feira (24/07), às 11 horas, no Youtube – Caminhos da memória (patrimônio - PROFAC), por Priscila Nicoliche

Sexta-feira (24/07), às 20 horas, no Facebook (valeria.custodio.39) – Live com Valéria Custódio

Sábado (25/07), às 16 horas, no Instagram – Lançamento de livro, por Caio Amaro

Sábado (25/07), às 21 horas, no Youtube - Sinfonia nº 4 em Fá menor, op. 36 por P.I. Tchaikovsky, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes

Domingo (26/07), às 11 horas, no Youtube - Os 3 Coroados (filme), produção Estúdio Limoeiro

*** Youtube refere-se sempre ao canal Cultura Mogi