Ação “Só um minutinho” destaca importância do respeito a vagas para pessoas com deficiência

Secretaria de Mobilidade Urbana

22 de setembro de 2022
Ação "Só um minutinho" ressaltou a importância do respeito às vagas de estacionamento exclusivas para as pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes (Pedro Chavedar/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta quinta-feira (22/09), a ação “Só um minutinho”, que leva a conscientização sobre a necessidade de respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. A intervenção foi feita na rua Coronel Souza Franco, no quarteirão entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer.

A ação faz parte das programações da Semana Nacional do Trânsito e do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (21/09). O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede).

Durante a intervenção, cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento. Em cada uma delas, um cartaz lembrava justificativas dadas por motoristas para pararem em vagas exclusivas sem ter o direito, como “é só um minutinho”, “volto já”, “é rapidinho”, entre outras.

“As vagas exclusivas não são um privilégio. São um direito das pessoas com deficiência e estão em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse, estrutura de acessibilidade, entre outros fatores. O respeito a estas vagas é fundamental para termos uma cidade mais humana e acessível”, afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A ação “Só um minutinho” foi realizada das 8h30 às 10h. Na sequência, as equipes foram até o cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer para uma ação sobre o respeito à faixa para pedestres.

A programação da Semana Nacional do Trânsito, em Mogi das Cruzes, começou na segunda-feira (19/09) e vai até sexta-feira (23/09). Neste ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Juntos salvamos vidas”, que busca conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária. A programação também tem o objetivo de  promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os problemas do uso excessivo de automóveis e motocicletas.

Na segunda, ocorreu uma edição da Operação Direção Segura Integrada Municipal (ODSI) na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo ao parque Centenário. A ação fez a distribuição de materiais de conscientização, com a participação de equipes da  Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal.

Já na terça-feira (20/09), foi realizada uma apresentação dos participantes do projeto “Educação para o Trânsito e Valorização da Vida”, na Associação Madre Esperança de Jesus, no Jardim Piatã. O projeto será levado a todos os bairros de Mogi das Cruzes, em especial à periferia. Ele ampliará o repertório das comunidades onde será levado, resgatar o sentimento de pertencimento, mostrando a importância do cumprimento às regras, exercendo o direito à cidadania.

Para encerrar as atividades, na sexta-feira (23/09), os Terminais Central e Estudantes receberão, pela manhã e à tarde, uma ação de conscientização voltada à segurança no trânsito, realizada em parceria com as empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo. Nesta intervenção, serão entregues pirulitos afixados em tags e panfletos com mensagem de educação para o trânsito. No mesmo dia, acontecerá uma ação de Educação para o Trânsito com alunos no Colégio Alfabeto. O trabalho também será feito pela manhã e à tarde.

Já pela programação em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foi realizado nesta quarta-feira um seminário na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por iniciativa do grupo Multiplicando a Inclusão. Nesta sexta-feira a agenda terá continuidade, com a 1ª Paralimpíada Municipal, uma competição com oito modalidades destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência, que será realizada das 9h às 12h no Parque da Cidade, numa parceria entre a COPEDE e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.