Agricultura alerta produtores sobre atualização obrigatória de rebanhos  

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

05 de novembro de 2025
O alistamento segue até 15 de dezembro e é obrigatório para todos os proprietários de bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, dentre outros


A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar faz um alerta aos produtores rurais do município: está em vigência, desde o dia 1º de novembro, o prazo da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo para a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre, junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). O período segue até 15 de dezembro e é obrigatório para todos os proprietários rurais que possuem bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas (colmeias) e bicho-da-seda. A não atualização das informações pode acarretar bloqueio da movimentação de animais e impedir a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de possíveis sanções administrativas.

A veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Alessandra Yukie Suiama conta que, em Mogi das Cruzes, a atividade pecuária tem menor escala, porém de grande relevância para o equilíbrio produtivo e econômico local. “Temos muitos produtores de leite e derivados que mesmo em pequenas propriedades, requer controle e atualização dos dados tanto para questão de rastreabilidade como para garantia da sanidade dos animais”, afirma. Para ela, a atualização cadastral é fundamental para manter a vigilância sanitária e o controle de doenças nos rebanhos. "Atualização cadastral é obrigatória, mas ela protege o produtor, fortalece o agronegócio local e contribui diretamente para a segurança alimentar da população”, destaca Alessandra.

A profissional conta que existe em Mogi 73 propriedades leiteiras, conforme o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA 2017).
O secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, lembra que a prevenção continua é  o melhor caminho para garantir a saúde do rebanho e também do alimento produzido. “A vacinação e a atualização dos rebanhos são barreiras de proteção entre o campo e a mesa do consumidor. Elas asseguram a sanidade dos animais e evitam que produtos de origem animal levem riscos às famílias mogianas”, enfatiza o secretário.

Como fazer a atualização

A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE, disponível no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Também é possível realizar o procedimento pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária ou por e-mail, mediante envio do formulário disponível em:
  https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/FORMULARIOS-CAMPANHA_NOVEMBRO_25.pdf

A Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi  está à disposição para orientar os produtores quanto aos procedimentos de atualização e reforça que o cumprimento da medida é estratégico para a saúde coletiva e a segurança alimentar do município.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5136.