Agricultura inicia tratativas para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

30 de julho de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade


Nesta Semana do Agricultor, a Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes está iniciando as tratativas para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Mogi será o primeiro município da região do Alto Tietê a contar com esta política pública, que já existe nas esferas federal e estadual. A proposta parte de um amplo diálogo com especialistas da área, entidades da sociedade civil organizada, produtores rurais e foi debatida no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e visa atender toda a cadeia produtiva do agronegócio mogiano.


"O intuito é que o programa impacte todas as cadeias produtivas do agronegócio existentes no município e possa ter sua eficácia junto ao maior número de produtores rurais possivel", destacou o secretário de Agricultura, Felipe Almeida. Pela proposta, a cidade irá oferecer o repasse de até 10 % do total do seguro contratado pelo produtor. 


O programa visa reduzir os custos com a aquisição do seguro (prêmio) pelo produtor rural, estabilizar a renda dos produtores rurais e reduzir as demandas por renegociação e prorrogação de dívida,  além de proporcionar uma maior competitividade no mercado para o produtor rural mogiano com o estímulo ao uso de tecnologias adequadas. Esta é uma demanda antiga do setor e está sendo construída em conjunto com especialistas e entidades do setor, buscando a aplicação do conhecimento técnico à questão para que depois seja encaminhado o projeto de lei à Câmara Municipal. 


Os produtores participarão de palestras de Assessoria Técnica de Extensão Rural (ATER) da Pasta com informações sobre a importância dessa política pública, o que permite um mapeamento dos entraves e dificuldades para sua efetivação em alguns setores, além de propostas para mitigar estas adversidades. A Secretaria de Agricultura destaca ainda que uma adequada gestão de riscos nos negócios agrícolas, por parte do produtor, se constitui como um importante instrumento para a diminuição de possíveis prejuízos advindos por eventos climáticos e contribui também para a fixação do agricultor no campo e desenvolvimento da agricultura.