Agricultura promove Campanha de Recolhimento de Embalagens no Pindorama

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

24 de janeiro de 2023
Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos estará em Pindorama nesta quarta-feira, dia 25/1

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Associação Rural de Pindorama e demais entidades, promove nesta quarta-feira (25/01), das 8 às 15 horas, uma nova edição da Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. A ação será realizada na sede da associação, que fica na Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves, km 57, no bairro do Pindorama.

É a segunda edição da campanha, promovida no ano passado no bairro do Itapeti. “Nosso objetivo é oferecer um apoio logístico aos produtores rurais para facilitar a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, já que a rotina de trabalho e a distância da unidade de recebimento dificultam esse processo”, explica o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida.

A devolução e o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos estão previstos na lei 12.308/2010. A iniciativa contribui para a preservação do Meio Ambiente e também alerta sobre a importância do descarte correto, orientando os produtores rurais sobre a rotina necessária de cuidados.

É preciso lavar muito bem as embalagens após o uso, aplicando a técnica de tríplice lavagem. O primeiro passo é esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador e depois adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampando e agitando por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador e a operação deve ser repetida por três vezes.

Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, deve-se cortar o fundo da embalagem ou faça furos para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.

Os frascos lavados e inutilizados devem ser armazenados em um local adequado e seguro até o descarte final. Todos os recipientes devolvidos – diretamente ou por intermédio da revenda – devem seguir para uma central de recebimento. As embalagens passam por um novo tratamento e de lá, seguem em blocos compactados e prensados para as indústrias recicladoras.

Vale ressaltar que é importante que as embalagens estejam acompanhadas dos respectivos recibos de compra e que o produtor precisa guardar o comprovante de devolução das embalagens, pois este é um documento que deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade.