Agricultura terá nova frente de atuação sobre poda e corte de árvores na área rural

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

26 de fevereiro de 2021

A Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes terá uma nova frente de trabalho sobre poda e cortes de árvores na área rural. Este foi um dos principais assuntos abordados na primeira reunião deste ano do projeto Segurança Rural – Campo Seguro, realizada na quarta-feira (24/02), na Associação dos Agricultores de Cocuera, de acordo com os protocolos sanitários. O objetivo é criar uma carta de serviços para orientar moradores e produtores da zona rural no manejo da poda preventiva de forma segura.

A nova frente terá um grupo de trabalho, que deverá ser formado por representantes da Pasta, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, EDP e Polícia Militar Ambiental. “A sugestão de criar o grupo surgiu de nossa equipe e atenderá uma demanda dos produtores e moradores que participaram da reunião. A reunião foi muito produtiva e possibilita que possamos ouvir diferentes atores envolvidos na questão da segurança no campo para construirmos juntos novas políticas públicas para o setor”, avaliou o secretário de Agricultura, Felipe Monteiro de Almeida.

A importância do uso do aplicativo E-ouve – Mogi é Agro Novos Caminhos também foi reforçada na reunião. A ferramenta é utilizada para as demandas de manutenção de estradas e também para as podas de árvores. Outros temas abordados foram a segurança nos finais de semana, lâmpadas queimadas, sinal de internet, loteamentos clandestinos e falta de CEP na área rural.

A reunião contou com a participação de Camila Cristina de Souza, secretária de Serviços Urbanos, Alessandro Silveira, diretor de Controle e Expedição das Regionais, Benedito Gishifu, presidente da Associação dos Agricultores de Cocuera, Alison Ciuzo Chida, presidente da Associação Cultural Agrícola de Biritiba Ussu e Yoshio Takeshita, presidente da Associação Rural de Pindorama.

Representando a área de segurança estiveram presentes André Ikari, secretário de Segurança, Francisco Carlos Del Poente, Delegado Titular do 1° DP, Luiz Carlos Claro e Dorgival César Carvalho, representando o Dr. Alexandre Batalha, do 3º DP, Capitão Rogério Rodrigues, Comandante da 1ª Cia. Do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes e o Tenente Aurélio Alexandre Teixeira, do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Pedro Komura, Mauro Yokoyama, Vitor Emori, Maurino Silva e Johnross Lima e representante do vereador Milton Lins.