Alunos da rede municipal participam de atividade de educação ambiental com plantio de mudas na Vila Suíssa

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

08 de agosto de 2025
Nesta sexta-feira, crianças plantaram mudas em berços abertos no dia anterior, por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Divulgação/PMMC)

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal, de Educação e a Coordenadoria da Primeira Infância realizaram nesta sexta-feira (8/8) o plantio de 58 mudas de espécies nativas no CEIM Profª Ivone Aparecida de Jesus Larrubia Moya (CEIC Santa Clara), na Vila Suíssa. 

A ação conjunta integra projetos da gestão municipal: o Brotos de Mogi, da Secretaria de Meio Ambiente, que prevê o plantio de mudas nativas pelas equipes da Prefeitura em áreas públicas e o Agosto Verde, iniciativa da Coordenadoria Especial da Primeira Infância em comemoração ao mês da Primeira Infância.

“A prefeita Mara Bertaiolli quer uma cidade cada vez mais arborizada e uma das respostas acontece aqui, no ambiente escolar. Mais do que plantar árvores, estamos criando laboratórios vivos que oferecem conforto térmico natural, ar mais puro e uma reconexão com a natureza. Com texturas, cores e obstáculos sensoriais, a Floresta do Saber convida a comunidade escolar a aprender, brincar e a se tornar guardiã do nosso meio ambiente de uma forma prática e inspiradora”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.

Durante o evento desta sexta-feira, as crianças plantaram mudas em berços abertos no dia anterior, por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e nesta ocasião foi implantado o primeiro “Floresta do Saber”, um modelo de plantio que tem como objetivo trazer uma “mini floresta” para dentro das escolas e dos espaços de uso comum, transformando espaços ociosos em locais de biodiversidade e com conforto climático. As mudas vieram do Viveiro Municipal, que foi revitalizado este ano. 

Primeira Infância

O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, destacou que o plantio fortalece os objetivos do Agosto Verde. "Criar áreas verdes no ambiente escolar é uma forma de estimular o brincar, a convivência e a exploração sensorial, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Esse resultado só é possível por meio do trabalho intersetorial, que une diferentes áreas da Prefeitura para transformar os espaços em ambientes mais saudáveis, sustentáveis e acolhedores para a infância", afirmou.

O Agosto Verde é uma mobilização municipal intersetorial dedicada à primeira infância, com formações para profissionais da rede, atividades com famílias, eventos culturais e o lançamento de novos projetos, como o Cria na Paz, que promove a cultura da paz e a educação não violenta nas escolas. Ao longo do mês, as ações acontecem em creches, escolas e espaços públicos, fortalecendo a integração entre saúde, educação, assistência social e meio ambiente.