Alunos de escola municipal concluem oficina de modelagem e queima no Casarão do Chá

24 de setembro de 2021

Alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da EM Fujitaro Nagao, no bairro do Nagao, concluíram na tarde desta sexta-feira (24/09) a Oficina de Modelagem e Queima, ministrada pela Associação Casarão do Chá, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Educação. As crianças receberam as peças que produziram na oficina e participaram de uma degustação.

Um delicioso bolo foi saboreado pelos alunos nos pratos e copos, produzidos por eles mesmos durantes as oficinas realizadas em agosto. Para a conclusão do trabalho nesta sexta (24/09), a turma foi dividida em dois grupos. O primeiro conheceu o processo de esmaltação e de queima no forno especial e também fez uma atividade dobradura, enquanto o outro participou das confecção do bolo com a chef Naomi Lopes.

As crianças ficaram animadas com a atividade. "O que eu mais gostei de fazer foi o prato, porque achei mais difícil. Eu também escolhi a cor dele: azul cobalto. Hoje, o que eu mais gostei foi decorar o bolo, porque nunca tinha feito isso. E também foi a primeira vez que comi mirtilo", contou o aluno do 5º ano, Hendyel Bryan Marcondes Alves, de 10 anos. "Gostei muito. Nunca tinha feito nada do tipo, mas foi fácil, porque teve ajuda dos monitores da oficina", disse Emilly Irene Moraes da Silva, 8 anos, aluna do 2º ano.

A expectativa tomou conta das famílias como explica a diretora Renata Monteiro. “As mães estão bem emocionados e na expectativa pela chegada das crianças em casa com as peças. É uma nova porta que se abre para eles, um conhecimento na prática que eles não imaginavam conhecer”. A professora de Educação Artística, Rosemeire Prato, que acompanhou os alunos nas oficinas, também destacou a importância da atividade para os alunos. “Foi muito significativo para eles, também pelo momento que vivemos neste retorno às atividades presenciais. Vai ficar marcado para a vida deles”, disse.

“Preparamos todo o contexto para que eles tivessem uma experiência diferente, mais formal, apresentando as regras para a degustação. Entregamos as peças e um jogo americano para que elas possam reproduzir esse ambiente na casa delas”, contou Miha Nakatani, diretora da Associação do Casarão do Chá, que ministrou a oficina com a professora Rachel Alves.

A Associação Casarão do Chá é mantenedora do Casarão do Chá com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretária de Cultura. A ação é uma contrapartida da subvenção recebida pela instituição para manutenção e preservação do espaço. No local, a associação também oferece oficinas de cerâmica de alta temperatura e promove atividades culturais e turísticas.