Secretaria de Esportes e Lazer
Alunos de xadrez adaptado do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato tiveram um programa diferente na última semana. Eles foram a São Paulo assistir a um espetáculo com audiodescrição na Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência no trabalho com este público no Brasil.
A apresentação "Os Caminhos do Lixo" foi encenada pela Cia Truks, em um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura. Durante 60 minutos, eles acompanharam a peça que aborda a temática do lixo de forma lúdica e poética, utilizando a reciclagem e a transformação de materiais descartados em arte. O projeto, intitulado "Expedição Pacífico", transforma o lixo em um mundo de fantasia, com diversão, bom humor e sonhos, por meio de dois catadores de lixo que criam um universo visualmente poético.
“O Centro Municipal de Paradesporto realiza um atendimento multidisciplinar dos alunos, que vai além do trabalho esportivo realizado no ginásio. É um atendimento que leva em conta a socialização dos participantes e a oportunidade de vivenciar novas experiências, valorizando a independência”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.
Na ação da última semana, os participantes foram acompanhados pela coordenação do Centro Municipal do Paradesporto. Além do espetáculo, eles também vivenciaram outras experiências em São Paulo, como a de andar de metrô.
O xadrez adaptado é uma das novas modalidades implantadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, neste ano, para os alunos do Centro Municipal de Paradesporto. O trabalho é voltado para pessoas com deficiência visual e foi iniciado em março.
O Centro Municipal de Paradesporto atende atualmente 253 pessoas, realizando cerca de 500 atendimentos semanais, considerando as diversas modalidades oferecidas. No local, são desenvolvidas 14 atividades: basquete kids, basquete adaptado, bocha, vôlei adaptado, atividade funcional, badminton, musicalização (coral), parataekwondo, futebol, karatê adaptado, boxe adaptado, xadrez adaptado, atendimento individualizado e atendimento em grupo suporte II e III.
O trabalho também oferece atendimento com dentista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para avaliação odontológica e encaminhamentos especializados, roda de conversa com psicólogos, um espaço de escuta e apoio emocional aos pais e responsáveis, e atividade funcional para mães, com atividades exclusivas de bem-estar físico, voltadas às mães dos alunos, promovendo saúde e inclusão familiar.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também lançou neste ano o projeto de visitas a escolas municipais levando Clínicas de Bocha nas Escolas Municipais. Durante as clínicas, atletas de bocha paralímpica de Mogi das Cruzes vão até as escolas, conversam com os alunos sobre a modalidade, fazem demonstrações e interagem com as crianças.
O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades realizadas no paradesporto de Mogi das Cruzes podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.