Alunos do Centro Municipal de Paradesporto participam de plantio de horta e canteiro ornamental

Secretaria de Esportes e Lazer

10 de novembro de 2025
Plantio no Centro Municipal de Paradesporto é uma parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer e de Agricultura e Segurança Alimentar (Divulgação/PMMC)

Os alunos do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato começaram a semana de uma forma diferente. A parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Agricultura e Segurança Alimentar levou uma atividade de plantio de horta e de canteiro ornamental no local.

Cerca de 30 alunos do Centro Municipal do Paradesporto, além da equipe de paratletas da unidade participaram da ação, que foi realizada na área externa da estrutura. Foram plantadas 100 mudas de hortaliças, além de flores da espécie sunpatiens, que garantirão um colorido especial ao local.

“O Centro Municipal de Paradesporto realiza um atendimento multidisciplinar dos alunos, que vai além do trabalho esportivo realizado no ginásio. É um atendimento que leva em conta a socialização dos participantes e a oportunidade de vivenciar novas experiências, valorizando a independência. O contato com a natureza que o plantio permite, além da possibilidade de ver as hortaliças que comem diariamente se desenvolverem fazem parte deste trabalho”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

A secretária adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar, Mariana Fraga, acompanhou a atividade e destacou a importância do trabalho com os alunos do Centro Municipal de Paradesporto.

“A criação da horta e do canteiro na área externa do Paradesporto representa muito mais do que um espaço de cultivo — é um ambiente de convivência, aprendizado e inclusão. O plantio das 100 mudas de hortaliças, além de espécies ornamentais traz vida ao espaço, e, também estimula o senso de pertencimento e o cuidado coletivo da comunidade e quem frequenta o ginásio", afirmou Mariana Fraga.

"A horta tem um papel fundamental no desenvolvimento e na interação dos atletas e das crianças. O contato direto com a terra desperta valores como disciplina, paciência e responsabilidade, além de promover momentos de socialização e bem-estar. É um projeto que une sustentabilidade, educação e saúde, refletindo o compromisso da Secretaria de Agricultura com ações que fortalecem o vínculo comunitário e a qualidade de vida”, completou.

Atendimento

O Centro Municipal de Paradesporto atende atualmente 306 pessoas, realizando cerca de 500 atendimentos semanais, considerando as diversas modalidades oferecidas. No local, são desenvolvidas 14 atividades: basquete kids, basquete adaptado, bocha, vôlei adaptado, atividade funcional, badminton, musicalização (coral), parataekwondo, futebol, karatê adaptado, boxe adaptado, xadrez adaptado, atendimento individualizado e atendimento em grupo suporte II e III.

O trabalho também oferece atendimento com dentista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para avaliação odontológica e encaminhamentos especializados, roda de conversa com psicólogos, um espaço de escuta e apoio emocional aos pais e responsáveis, e atividade funcional para mães, com atividades exclusivas de bem-estar físico, voltadas às mães dos alunos, promovendo saúde e inclusão familiar.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também lançou neste ano o projeto de visitas a escolas municipais levando Clínicas de Bocha nas Escolas Municipais. Durante as clínicas, atletas de bocha paralímpica de Mogi das Cruzes vão até as escolas, conversam com os alunos sobre a modalidade, fazem demonstrações e interagem com as crianças.

Outra ação iniciada pela administração municipal foi o projeto Paradesporto para Todos, que leva descentraliza e leva modalidades paradesportivas para os bairros da cidade. A iniciativa começou com o karatê adaptado para a região de Jundiapeba, na Escola Viva. Esta semana, o Parque da Cidade também começará atividades da modalidade.

O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades realizadas no paradesporto de Mogi das Cruzes podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.