Ao completar dois anos, Patrulha Maria da Penha detém acusado de ameaçar mulher com faca

Secretaria de Segurança

14 de abril de 2020
Trabalho da Patrulha Maria da Penha foi intensificado durante a quarentena, com rondas e contatos telefônicos com as vítimas de violência doméstica (Ney Sarmento/PMMC)

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes marcou os dois anos de criação do grupamento com a detenção de um homem acusado de ameaçar a ex-companheira com uma faca, no distrito de Sabaúna. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (13/04) e foi o 54º flagrante de violência contra mulheres registrado pela Patrulha Maria da Penha em dois anos de atuação.

O grupamento acompanha atualmente 482 vítimas de violência doméstica, que possuem medidas protetivas determinadas pela Justiça. A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas de urgência expedidas com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

“A violência contra a mulher é um problema que, infelizmente, está presente em todo o Brasil. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura vem adotando medidas para combatê-lo e a Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa que busca oferecer a sensação de segurança que estas vítimas merecem e precisam para poder seguir suas vidas”, destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Nesta segunda-feira, os guardas municipais foram deslocados para Sabaúna após uma denúncia da vítima, que é acompanhada pela Patrulha Maria da Penha. De acordo com vizinhos, o homem estava na rua em que a ex-companheira mora com uma faca e dizendo ameaças contra ela.

O agressor foi localizado em uma praça do distrito e ao verificar a aproximação da viatura tentou se desfazer da faca. No entanto, ele foi detido e encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada e a prisão foi ratificada.

De acordo com os registros, o homem estava em liberdade provisória desde o dia 13 de março, uma vez que já havia sido autuado em flagrante em 5 de dezembro do ano passado.

“Ocorrências como esta mostram a importância do trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, que salva vidas. É uma forma importante de marcar os dois anos deste grupamento, que vem tendo resultados positivos e que ganhou a confiança das mulheres”, afirmou a comandante da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Thais Nascimento.

O trabalho da Patrulha Maria da Penha foi intensificado durante o período de quarentena e isolamento social para o combate à pandemia de Covid-19 e à disseminação do novo coronavírus. Com isso, as rondas e contatos telefônicos com as mulheres acompanhadas estão sendo feitos com maior frequência.

Na última semana, três homens foram flagrados por violência contra a mulher ou por desrespeito a medidas protetivas. Os casos aconteceram no Centro, na Porteira Preta e em Braz Cubas. (Luiz Maritan)