Secretaria de Esportes e Lazer
Neste sábado (27/09), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promoverá mais uma edição da Rua Mais Feliz. Após a edição especial e inclusiva, realizada no último sábado no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, o evento retomará seu calendário com atendimento à comunidade do Mogi Moderno.
Esta será a nona edição do ano do programa Rua Mais Feliz. O evento será realizado das 10h às 11h, no pátio da Escola Municipal Professora Célia Pinheiro Franco, que fica na avenida Getúlio Vargas, 328, no Mogi Moderno. A expectativa é receber grande público, por se tratar de uma região populosa e com um elevado número de unidades de ensino.
No último sábado (20/09), mais de 500 pessoas participaram da Rua Mais Feliz Inclusiva, no Centro Municipal de Paradesporto. A ação marcou o início das atividades da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência e contou com modalidades esportivas adaptadas e equipe do Centro de Paradesporto. Toda a organização foi feita visando o acolhimento e atendimento das pessoas com deficiência, bem como a comunidade local. Entre outras ações, a Prefeitura disponibilizou um espaço de atividades sensoriais para crianças a partir da primeira infância, protetores auriculares para quem precisasse e sala de regulação, garantindo o conforto e diversão de todos.
No espaço sensorial, em que foram realizados jogos para estimular o cognitivo, 100 crianças foram atendidas. Já pelo projeto Mogi Cidade Leitora - Leitura pela Cidade, que oferece livros para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a concentração e o vocabulário, havia livros sensoriais, além de literários e gibis - 80 crianças participaram.
Outras 170 crianças passaram pelo espaço de coordenação motora, que ofertou desenhos para colorir, lápis de cor, giz de cera e massinha para modelar. O evento contou também com pintura facial e lúdica, que atendeu 70 crianças. Já no palco, houve apresentação dos alunos do CEIM “Professora Therezinha Miranda de Paula” - Creche Santa Clara II, além da Banda Super Nova e do grupo de karatê adaptado.
Nas modalidades esportivas adaptadas, que já são parte da rotina dos alunos do Centro de Paradesporto, 40 pessoas foram atendidas, somando o xadrez adaptado (6 participantes), a bocha (10 participantes), o boxe (7 participantes) e a feirinha das mães empreendedoras (13 participantes).
A Secretaria de Mobilidade e Trânsito fez a distribuição de material orientativo para 350 pessoas. Já as equipes da Saúde atenderam 28 pessoas na área de odontologia, 28 em sessões de auriculoterapia, e 15 mogianos foram vacinados. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou o plantio de árvores e o Fundo Social ofereceu esmaltação de unhas para 20 pessoas.
Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria cuidou da manutenção do bairro: 39 buracos foram tapados, 46 árvores podadas, 2.878 metros lineares de guias e sarjetas raspados, 4.500 metros quadrados de áreas pública roçados, 40 postes e 900 metros de guias foram pintados. Mais 12 luminárias passaram por manutenção, quatro bocas de lobo e duas guias chapéu foram limpos e reformados.
Semana da Luta da Pessoa com Deficiência
O evento abriu a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que continua sendo realizada até esta sexta-feira (26/09), no Centro Municipal de Paradesporto. A cada dia, diferentes atividades, com foco em prestação de serviços essenciais, são realizadas no local.
Nesta segunda-feira, por exemplo, foi realizado um mutirão do Emprega Mogi. Nesta terça-feira (23/09), a Prefeitura oferece orientações sobre emissão de carteirinhas e certidões preferenciais, a exemplo o estacionamento rotativo destinado a pessoas com deficiência, o cartão de transporte público PCD e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já nesta quarta-feira (24/09), advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão no local, prestando orientação e assistência jurídica gratuitas.
Na quinta-feira (25//09), o serviço do dia será o atendimento odontológico, também gratuito. A semana será encerrada na sexta-feira (26/09), com a palestra “Comunicação Alternativa e Aumentativa”, comandada pela fonoaudióloga Luciana Goulart. Haverá também um café especial para finalizar a programação.
Todas as atividades da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência acontecem no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, das 9h ao meio-dia.