Área do Centro Esportivo do Socorro é escolhida para receber o Sesc Mogi das Cruzes

12 de maio de 2017
Na primeira etapa da visita à Mogi das Cruzes, os representantes do Sesc se reuniram com o prefeito Marcus Melo e outras autoridades municipais (Guilherme Berti/ PMMC)

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (12/05) com representantes do Sesc, para dar andamento às conversas que visam a instalação de uma unidade no município. O diretor do Sesc no Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda, esteve presente no encontro e afirmou que, dentre as áreas previamente disponibilizadas pela Prefeitura para receber o equipamento, o Centro Esportivo do Socorro foi selecionado como o local ideal.

Por isso, além de reunião no gabinete, foi feita também uma vistoria na área do centro esportivo. “Mogi justifica a presença de um Sesc, não só pela vontade já manifestada por todos, como também por suas características, do ponto de vista social, cultural e econômico. Agora falta apenas formalizarmos isso, porém informalmente digo que já estávamos analisando há algum tempo as áreas disponíveis aqui em Mogi e escolhemos esta, por tudo o que observamos aqui”, destacou.

O próximo passo, como explanou Miranda, é a formalização da intenção hoje declarada, por meio da atuação da Prefeitura e da Câmara Municipal, que também se fez presente, com os membros da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada especificamente para acompanhar este tema. Além da formalização via ofício da oferta da área por parte da Prefeitura, também será preciso criar e aprovar uma lei, que viabilize a cessão do terreno ao Sesc.

Conforme estimou Miranda, uma unidade em Mogi das Cruzes vai requerer um investimento de mais de R$ 100 milhões, além de demandar tempo até que esteja concluída. Para agilizar o processo, ele cogita trazer à cidade uma unidade Sesc provisória. Isto é, uma equipe da instituição se instalaria no Centro Esportivo do Socorro da maneira como ele está e daria início em breve às atividades oferecidas pelo Sesc, até que os trâmites burocráticos para a edificação de uma unidade definitiva sejam vencidos.

O diretor estadual do Sesc disse ainda que, com base no que observou da área em Mogi das Cruzes, a unidade defitiniva do Sesc Mogi das Cruzes se assemelharia muito com a unidade de Jundiaí, que foi inaugurada em abril de 2016.

Sobre prazos, ele afirmou que, em se tratando de uma unidade provisória, em menos de um ano seria possível iniciar as atividades, caso não haja empecilhos ao longo do caminho. “Precisamos lembrar que temos 12 projetos em andamento, portanto não é possível garantirmos que isso acontecerá rapidamente. O que pode ser viabilizado de forma mais rápida é o início das atividades por meio de uma unidade provisória, assim como acontece em Osasco, em Presidente Prudente, no Campo Limpo e no Parque Dom Pedro”, exemplificou.

O prefeito Marcus Melo ressaltou que o objetivo é sempre proporcionar mais serviços à população, por isso a Prefeitura está de acordo com a utilização da área do Centro Esportivo do Socorro. “Em se tratando de áreas municipais, temos sempre que escolher a melhor ocupação para cada uma delas e o Sesc é um equipamento que atenderia a toda a população. É, na verdade, um grande presente para a cidade”, pontuou, garantindo que vai tomar as providências burocráticas necessárias para a formalização do que foi acordado.

“Agora vamos cuidar de todas as tratativas para poder fazer a cessão da área ao Sesc. Este é um grande investimento, que a Prefeitura sozinha não teria condições de fazer. Por isso, agradecemos a toda a atenção e o carinho pela cidade que os representantes do Sesc têm demonstrado”, finalizou.

Também participaram da reunião e vistoria o coordenador de Planejamento do Sesc, Sérgio Batistelli, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes, José Luiz Freire de Almeida, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães e vereadores da cidade. (Lívia de Sá)