Atendimento Pós-Covid da Prefeitura de Mogi das Cruzes é referência para outros gestores

07 de julho de 2021
Secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui, acompanhado de sua equipe técnica, esteve em Mogi das Cruzes para conhecer o Centro de Recuperação Pós-Covid

O Centro de Recuperação Pós-Covid-19, implantado há cerca de três meses pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, já está servindo de referência para outros gestores municipais em busca de experiências exitosas no enfrentamento da pandemia. Nesta quarta-feira (07/07), o secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui Rodrigues Rosa, acompanhado de sua equipe técnica, esteve no município para conhecer detalhes do novo serviço mogiano.

O atendimento pós-Covid funciona na Unica de Jundiapeba e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos pacientes com sequelas da infecção causada pelo novo coronavírus. Entre elas estão Pneumologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. Mogi das Cruzes é a primeira cidade da região a criar um serviço especializado no âmbito municipal e não possui fila de espera.

“A Covid-19 é uma doença complexa e imprevisível que pode deixar sequelas de curto ou médio prazo e que precisam ser acompanhadas e tratadas por uma equipe multiprofissional”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi. Ela recebeu o secretário de Saúde e seus diretores que, em seguida, visitaram as dependências da Única para conhecer os detalhes do serviço, com consultas, tratamentos e sessões de fisioterapia.

De 16 de abril a 7 de julho, foram atendidos 230 pacientes - 73% abaixo dos 60 anos e 57% mulheres - que geraram 471 encaminhamentos para médicos de especialidades (o mesmo paciente pode precisar de dois ou mais tratamentos diferentes); 208 encaminhamentos para equipe multiprofissional (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista); e 377 exames complementares realizados. Na alta, o paciente é encaminhado ao NAF – Núcleo de Avaliação Física para total recuperação física e fortalecimento de massa muscular.