Audiência pública do Plano Diretor será realizada sábado, no Auditório da Prefeitura

Secretaria de Urbanismo

15 de julho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
Mudanças no Plano Diretor têm como objetivo atualizar a legislação para facilitar novos investimentos e progresso para a cidade (Ney Sarmento/PMMC)

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizará neste sábado (20/07), a partir das 9 horas, no Auditório da Prefeitura, a audiência pública que debaterá mudanças e aprimoramentos no Plano Diretor. O evento é aberto ao público e será mais uma etapa no processo de construção democrática do projeto, que acontece desde 2017 e já incluiu mais de 50 reuniões realizadas nos bairros de Mogi das Cruzes, além de reuniões técnicas com entidades representativas da sociedade.

Desde o dia 29 de abril deste ano, a Prefeitura disponibilizou em seu site a minuta do anteprojeto de lei para as consultas da população (clique aqui para ter acesso ao material). O prazo para apresentação de sugestões encerrou-se na segunda-feira, dia 15, e foram contabilizadas 96 propostas. O secretário Claudio de Faria Rodrigues explica que está é uma forma de estimular a participação das pessoas na discussão sobre o futuro da cidade: “O mundo muda muito rapidamente e temos que nos adaptar a essas alterações, mantendo a cidade atualizada e com uma legislação que facilite o desenvolvimento, o progresso e a geração de empregos”, explica.

Ele lembra que o processo de construção do Plano Diretor ocorre há dois anos e, neste período, moradores de toda a cidade foram ouvidos, durante encontros realizados nos bairros, sobre as mudanças. Nessas reuniões, técnicos da Prefeitura davam explicações sobre o tema e ouviam as sugestões dos moradores, que tinham total liberdade para se expressar e apontar pontos que necessitavam de melhorias em suas regiões específicas.

Além disso, também foram realizadas reuniões técnicas com entidades como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAMC) para apresentação da proposta e coleta de sugestões. Durante a audiência deste sábado, mais uma vez os técnicos da Prefeitura darão detalhes sobre a natureza do Plano Diretor e ouvirão as sugestões dos cidadãos. Todo este material será compilado e enviado, na forma de projeto de lei, para a Câmara Municipal, onde passará por nova discussão dos vereadores, antes da votação final. (Marco Aurélio Sobreiro)