Avenida Pedro Romero recebe faixa reversível a partir desta segunda-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

16 de fevereiro de 2022
Faixa reversível da avenida Pedro Romero será adotada de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e será mais uma opção para os motoristas que deixam a região leste da cidade (Divulgação)

A avenida Pedro Romero receberá, a partir desta segunda-feira (21/02), uma faixa reversível para veículos, no sentido Cezar de Souza – Rodeio. A medida será adotada das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, e tem como objetivo melhorar as condições de trânsito na região leste da cidade no horário de pico da manhã.

A nova faixa reversível já foi testada no início desta semana, com resultados positivos para a fluidez do trânsito. A avenida Pedro Romero é uma opção para os motoristas que deixam a região leste da cidade em direção à via Perimetral ou a bairros como o Mogilar, sem precisar utilizar a avenida Francisco Rodrigues Filho.

“A implantação da faixa reversível oferece uma nova opção aos motoristas que estão na região leste da cidade e que enfrentam dificuldades com o excesso de veículos. Ela amplia a capacidade viária da avenida Pedro Romero no horário de pico, evitando problemas de fluidez e tendo a possibilidade de diminuir a quantidade de veículos que seguem pela avenida Francisco Rodrigues Filho”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Faixas serão colocadas na via para alertar os motoristas sobre a nova faixa reversível. Além disso, agentes municipais de trânsito serão deslocados para pontos estratégicos para fazer o acompanhamento da movimentação dos veículos.

A secretária lembrou ainda que a administração municipal vem desenvolvendo uma série de providências para a melhoria do trânsito na ligação entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos à região central. Entre os trabalhos que já estão em andamento está a transformação da rotatória da praça Kazuo Kimura em um complexo viário. A medida trará benefícios para o trânsito na avenida Francisco Rodrigues Filho.

A atual rotatória será transformada em um cruzamento com semáforos. Também serão construídas uma nova via ligando a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi e três transposições sobre o córrego Lavapés. As intervenções foram iniciadas no final de dezembro, com os trabalhos de topografia e medição dos terrenos que receberão as obras. Durante o mês de janeiro, os dados coletados foram transportados para os projetos elaborados e no final do mês foi iniciada a preparação para a construção da nova via.

Outra ação que está sendo feita é o estudo sobre a mobilidade urbana na região leste da cidade, que abrange o distrito de Cezar de Souza. O trabalho faz parte dos levantamentos para a revisão dos projetos voltados ao trânsito do Programa Viva Mogi e está fazendo o levantamento de informações sobre a quantidade de veículos que transitam nas vias durante todo o dia, as características dos problemas e o interesse de circulação dos motoristas. Também é possível verificar o impacto do trânsito na circulação do transporte coletivo.