Banco de perucas do Cabelegria passa a funcionar todos os dias da semana

Fundo Social

06 de agosto de 2018
O banco de perucas do projeto Cabelegria, que foi trazido à cidade em uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, agora funciona de segunda a sexta-feira, no período da tarde (Ney Sarmento/ PMMC)

O banco de perucas do projeto Cabelegria, que foi trazido à cidade a partir de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, expandiu seu horário de funcionamento e agora já atende todos os dias da semana, no período da tarde (13h às 17h). Quando foi inaugurado, em maio, o local tinha expediente somente às segundas e quintas-feiras.

Essa ampliação foi possibilitada a partir de um trabalho de treinamento com os voluntários integrantes do programa Família Solidária, que desde o princípio são os responsáveis por atuar no local. Atualmente, há 12 voluntários capacitados, o que permite o funcionamento durante os dias úteis.

Desde a inauguração, o banco de perucas de Mogi das Cruzes já recebeu 485 mechas e fez a doação de 24 perucas. O espaço faz a entrega de perucas a pacientes em tratamento oncológico e outras patologias que desencadeiam a perda de cabelos e também recebe doações de cabelo natural, que são a base para a confecção das perucas.

Os pacientes que quiserem uma peruca devem ir até o local e apresentar um documento pessoal (RG), laudo médico e comprovante de quimioterapia, em caso de tratamento oncológico. Não sendo câncer, basta apresentar o laudo médico. Uma vez com uma peruca, é possível solicitar a troca por outra, conforme a paciente preferir.

O espaço também recebe doações de cabelo natural, que devem ser entregues em mechas secas, com pelo menos 20 centímetros de comprimento e dentro de um saco plástico. Os cabelos doados podem ter química, como tintura e alisamentos. Todos que doam recebem um certificado do projeto.

O banco de perucas do projeto Cabelegria em Mogi das Cruzes fica à disposição de pacientes não só da cidade, como de toda a região. O espaço funciona na sede do Pró-Mulher (piso térreo, à direita da recepção), que fica na Rua Manuel de Oliveira, 30, no Mogilar.

Este é o quatro banco fixo de perucas do projeto Cabelegria, que já tem reconhecimento em todo o país. A parceria, que possibilitou a instalação do espaço, foi lançada no dia 28 de abril.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social de Solidariedade, que é o 4798-5143. (Lívia de Sá)