Brigadas da Pandemia nas escolas monitoram e asseguram o cumprimento dos protocolos

15 de junho de 2021

A retomada gradual das aulas presenciais nas escolas municipais e creches da rede municipal de ensino conta com o reforço em cada unidade escolar da Brigada da Pandemia na Escola, um grupo formado por profissionais das escolas para monitorar e assegurar  o efetivo cumprimento dos protocolos sanitários. Os profissionais das escolas foram treinados pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Educação.

“Precisamos fazer a retomada gradual das atividades presenciais nas unidades escolares e capacitamos profissionais de cada escola para a manutenção e observância dos protocolos sanitários para garantir que o retorno seja seguro para todos”, disse o secretário de Educação, André Stábile. Os profissionais seguem o protocolo sanitário, documento elaborado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, com 150 itens.

A Brigada é formada por um agente monitor para acompanhar e garantir o cumprimento do Protocolo Sanitário, um ponto focal interno com a função de orientar os profissionais das escolas e os alunos quanto aos protocolos e as medidas necessárias de isolamento, quando identificados casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e um ponto focal externo, que deve se comunicar com as famílias e reportar ações aos equipamentos da Saúde.

Na Escola Municipal Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, a agente escolar Marcia Cristina Oliveira é a agente monitora. “Com este trabalho, a gente consegue visualizar se a escola precisa ou não de alguma adequação. Ficamos atentos a todos os cuidados para um retorno seguro para todos”, disse. A Brigada da unidade conta ainda com a auxiliar de serviços gerais, Elza Esteves Batista Arifa, que é o ponto focal interno e auxiliar de apoio administrativo Giovana Tavares do Nascimento, responsável pelo ponto focal externo.

Para a diretora da escola, Patricia Helen Gomes dos Santos, a Brigada garante a comunicação rápida e agilidade nos atendimentos. “É um grupo importante para fazer o monitoramento das situações, garantindo uma comunicação rápida com outros setores, se for necessário. Além da Brigada, toda  a equipe escolar deve estar engajada para que todos estejam antenados com o que está acontecendo na escola”, observou.

Os pontos focais externos das Brigadas contam com um canal específico para atendimento das escolas pela Secretaria de Saúde nos casos de suspeita de COVID-19 e contactantes. O contato deve feito pelo telefone 4798-7383, de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.  Ainda, em casos sintomáticos é possível receber atendimento rápido e prioritário para a Educação na Unidade Única Fisio, à rua Francisco Affonso de Melo, 625 - Brás Cubas. Estas situações devem ser notificadas pelo e-mail notifica.vemogi@pmmc.com.br