Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil é prorrogada até dia 13

Secretaria de Saúde

04 de novembro de 2020
Vacinação contra paralisia infantil é destinada a crianças de 1 a 4 anos

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou até o dia 13 de novembro a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em todo o território paulista, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil. Em Mogi das Cruzes, a cobertura de vacinação contra a poliomielite está em 50%, com 11,5 mil crianças de 1 a 4 anos vacinadas. Até o fim da campanha, a meta é vacinar 95%. A adesão à Campanha de Multivacinação também precisa aumentar. 

A vacinação contra a paralisia infantil é destinada a crianças de 1 a 5 anos e a multivacinação é focada em crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas.

Além da gotinha, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.  Neste ano, também passou a integrar o SUS – Sistema Único de Saúde uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. 

Quem tiver alguma dúvida pode ligar para 4798-6768.