Gabinete
O novo portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Carta Serviços, lançados na manhã desta terça-feira, dia 31, tiveram o dobro de acessos normais nas primeiras horas de funcionamento. A média de acessos simultâneos passou de 140 para 280.
Este número representa a quantidade de pessoas conectadas ao site, lendo notícias ou utilizando algum tipo de serviço. Por causa do aumento da demanda, em alguns momentos do dia o portal apresentou lentidão, mas esta situação se normalizará nos próximos dias.
São 540 opções de serviços públicos e 470 unidades municipais com localização exata no mapa, como escolas, postos de saúde, equipamentos de cultura, lazer e esporte, entre outros. Além disso, cada usuário agora pode personalizar a página da Prefeitura, fazendo uma lista com até dez serviços mais utilizados.
Em 2016, o site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) teve 3,5 milhões de acessos e foi visitado por 1,1 milhão de pessoas.
O prefeito Marcus Melo destacou a abrangência do novo portal e sua estrutura voltada ao cidadão: “Nossa gestão trabalha para manter a qualidade dos serviços e esta novidade contribui para facilitar a vida das pessoas. É mais uma ferramenta que estamos criando para que o mogiano se desvencilhe da burocracia existente hoje no País”, disse, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe, do presidente da Câmara, Carlos Evaristo, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
Melo acrescentou nesta terça que o objetivo do novo portal e da Carta de Serviços é padronizar os serviços da Prefeitura. Além disso, segundo o prefeito, haverá atualizações constantes, sempre para facilitar a vida do mogiano.
O vereador Carlos Evaristo destacou a importância do novo portal para a prestação de serviços à população e falou sobre a relação de harmonia e transparência existente entre a Prefeitura e a Câmara: “Estamos trabalhando juntos e ajudando a construir uma cidade melhor a quatro mãos”, observou.
O trabalho teve custo zero para a cidade, pois foi desenvolvido por funcionários de várias secretarias, como Ouvidoria Geral, Coordenadoria de Comunicação Social e Departamento de Recursos de Tecnologia da Informação (DRTI). Além disso, servidores de todas as pastas ajudaram a fornecer o conteúdo.
Carta de Serviços
O novo portal foi montado pensando no cidadão. Na Carta de Serviços estão reunidas todos as opções de serviços oferecidos pela Prefeitura, como emissão de notas fiscais para microempreendedores individuais, emissão da segunda via de contas do Semae, informações sobre IPTU, guias para recolhimento de taxas e impostos, solicitação de cartões de estacionamento preferencial, serviços para escritórios, entre outros.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, José Luiz Freire de Almeida, acompanhou o desenvolvimento do site e lembra que a Carta de Serviços reúne todas as etapas para a conclusão de cada solicitação:
“Temos a descrição de cada serviço, os documentos necessários e a tramitação interna. Isso ajuda o cidadão a saber onde está sua solicitação e facilita também o trabalho dos servidores”, observa.
Na página de Transparência, estão reunidas e disponíveis para consulta todas as informações relativas a contratos, receitas e despesas municipais, relatórios da gestão fiscal, balanços, bem como informações sobre compras e convênios.
O cidadão tem à disposição ainda matérias com informações sobre serviços, acontecimentos e eventos culturais. O novo portal aposta em mais vídeos e tem um desenho que privilegia os ícones e a padronização de cores, para facilitar a identificação dos serviços.
Para Maria Lúcia da Silva Nunes, moradora do Jardim Santos Dumont, o novo portal e a Carta de Serviços vão ajudar a população a resolver seus problemas com mais rapidez. Ela acompanhou a apresentação nesta terça-feira e gostou do desenho da página, que em sua opinião ficou mais bonita e fácil de operar.
“Muitas pessoas saíam do bairro e vinham até a Prefeitura para solucionar questões simples, mas agora vai dar para pedir os serviços pelo novo site. Eu achei muito bom e vou fazer solicitações de serviços hoje mesmo”, disse.
Os funcionários Leandro Nigre (Comunicação), Paulo Tomio Hoshino (Ouvidoria Geral) e Márcio de Oliveira Alves (Departamento de Recursos de Tecnologia da Informação) trabalharam de forma direta na montagem de toda a estrutura do portal, que entra no ar nesta terça-feira.
“Desde os primeiros estudos, procuramos formas simples e objetivas, para que os cidadãos naveguem com facilidade e encontrem rapidamente o que procuram. O resultado foi positivo, com um site agradável visualmente e ao mesmo tempo funcional”, explica Leandro Nigre. (Marco Aurélio Sobreiro)