Cartão alimentação vai beneficiar mais de 300 famílias em situação de insegurança alimentar

03 de janeiro de 2022
Mais de 300 famílias em situação de insegurança alimentar passarão a contar neste mês com o cartão alimentação, que poderá ser utilizado na rede credenciada (Pedro Chavedar/ PMMC)

Mais de 300 famílias de Mogi das Cruzes em situação de insegurança alimentar e acompanhadas por unidades do CRAS poderão contar, a partir do dia 15 deste mês, com um novo benefício – o cartão alimentação BIQ Benefícios. Por meio dele, elas passarão a ter um recurso de R$ 150,00 por mês, a ser utilizado para a compra de alimentos para a família. A ideia é humanizar o processo, uma vez que, com o cartão em mãos, são os beneficiários que escolhem onde e o que comprar.

As compras poderão ser feitas em uma rede credenciada, que compreende 28 estabelecimentos comerciais em bairros diversos da cidade. Além de alguns pontos no Centro, há lojas credenciadas em locais como Alto do Ipiranga, Braz Cubas, Cezar de Souza, Jardim Aeroporto III, Jardim Maricá, Jardim Santa Tereza, Jundiapeba, Rodeio, Taiaçupeba, Vila Bernadotti, Vila Lavínia, Mogilar, Vila Nova Cintra, Vila Nova Socorro, Vila Oliveira e Vila Vitória.

A disponibilização do cartão foi concebida em 2021 e se concretizou mediante a realização de licitação pública. Já o público a ser atendido será definido a partir do acompanhamento social feito pelas unidades do CRAS do município. A idéia é que sejam beneficiadas pessoas já inscritas no Cadastro Único e que comprovadamente precisem do suporte para a aquisição de alimentos.

“É uma estratégia de humanização e também de oferta de dignidade. O cartão permite que as pessoas em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade tenham a autonomia de ir até o mercado e escolher o que comprar para a família, como qualquer pessoa. É algo simples e rotineiro, mas que nem sempre fazia parte do cotidiano dessas pessoas”, destaca o prefeito, Caio Cunha.

Os cartões, bem como a rede credenciada, chegarão aos beneficiários por meio das unidades do CRAS. O benefício será disponibilizado mensalmente, conforme as necessidades pontuais identificadas pelas equipes das unidades. O investimento para a disponibilização do benefício provém da Secretaria Municipal de Assistência Social e também de recursos federais, transferidos por meio do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social.