Secretaria de Educação
A 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas da Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes, promovida pela Secretaria de Educação, chegou ao fim na noite desta quinta-feira (30/10). A cerimônia, realizada no auditório do Cemforpe, consagrou o CEMPRE Drª Ruth Cardoso, do Jardim Layr, como campeão geral da competição, que contou com a participação recorde de mais de 5 mil alunos em 12 modalidades esportivas desde março. Durante o evento, que concluiu a programação do Mês da Educação, a Pasta também anunciou dez novos polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento conclui a programação do Mês da Educação.
A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, acompanhou a cerimônia. "É com o coração cheio de orgulho e alegria que celebramos o fim dessa jornada. Durante dias de esporte, superação e inspiração, vimos nossas crianças felizes e agradecemos a todos que se dedicaram incansavelmente para tornar este evento possível. As Olimpíadas e Paralimpíadas são um exemplo de união, determinação e de quanto podemos transformar o mundo pela educação", destacou. O vereador Eduardo Ota representou a Câmara Municipal.
Além da conquista do CEMPRE Ruth Cardoso, a EM Des. Armindo Freire Mármóra (Vila Nova Aparecida) e a EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial) completaram o pódio. O CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) ficou com a quarta posição e foi destaque ao receber o prêmio "Luíza Olímpica", entregue pela primeira vez nesta edição e concedido à única unidade presente em todas as modalidades da competição. A EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira (Vila Brasileira) garantiu o quinto lugar.
A noite começou com o anúncio de 10 novas salas polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que serão inauguradas em 2026 nas escolas municipais CEMPRE Prof. Sérgio Moretti (Jundiapeba), EM Prof. Antônio Pedro Ribeiro (Moralogia), EM Des. Armindo Freire Mármóra, EM Profª Cleonice Feliciano (Jardim Piatã), EM Profª Iracema Brasil de Siqueira (Vila Suissa), EM Leopoldino Cardoso de Moraes (Biritiba Ussu), EM Profª Lourdes Maria Prado Aguiar (Jardim Esperança), EM Profª Maria Aparecida de Faria (Vila Jundiaí), EM Profª Marlene da Silva Maldonado (Jundiapeba) e EM Dom Paulo Rolim Loureiro (Pindorama).
"Cada nova sala representa um compromisso concreto com a equidade e o acesso ao atendimento especializado, garantindo que mais crianças tenham suas necessidades educacionais atendidas de forma individualizada, com recursos e profissionais preparados. A inclusão é uma construção coletiva, e é gratificante ver Mogi das Cruzes avançando nesse caminho", afirmou Cláudia Regueiro, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI).
O evento também apresentou o projeto LEGO Bricks, desenvolvido em parceria com a Fundação Dorina Nowill, voltado ao atendimento de alunos com deficiência visual, e a exposição de recursos acessíveis produzidos por professoras do AEE. Também foram homenageados os alunos da EMESP Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, pela participação nas provas paralímpicas.
Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a condução da tocha olímpica pelo aluno Miguel Passos, do 5º ano da EM Profª Auta Cardoso de Mello, no Jardim Aeroporto III, destaque nas edições das Olimpíadas e atleta das categorias de base da Portuguesa e do São Paulo Futebol Clube. "Foi muito importante pra mim. Fiquei muito feliz em levar a tocha", contou Miguel, que encerra neste ano sua trajetória na rede municipal. "Vou sentir muita saudade dos meus amigos e professores", completou.
A emoção também tomou conta dos alunos e professores do CEMPRE Ruth Cardoso, campeão geral da edição. "É uma sensação gratificante. A gente vê a evolução das crianças desde o começo do ano. No fim, o que vale é a alegria delas comemorando, sendo campeãs", disse o professor Felipe Pedarcini. A estudante Lara Fernanda Santos Gonçalves comemorou a vitória. "Estou muito feliz por ter participado do campeonato e por ter meus amigos e minha família comigo comemorando esse título".
A cerimônia contou ainda com a participação do Quarteto Popular da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, responsável pela execução dos Hinos Nacional e de Mogi das Cruzes e da trilha musical do evento.
O público também assistiu à apresentação artística "Tempestade", da modalidade Ginástica para Todos, protagonizada por alunos da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro. "É uma emoção. Tudo maravilhoso, eu amei. A Prefeitura está de parabéns, porque meu filho amou participar e queria estar em todas as modalidades", disse Andressa Cristiana Azevedo Ribeiro, mãe do aluno Davi Luiz Ribeiro da Silva, da escola que se apresentou.
Durante o evento, a Secretaria de Educação também homenageou diversos departamentos e instituições parceiras, fundamentais para a realização da Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, como a Divisão de Transporte Escolar, o Departamento de Alimentação Escolar, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a equipe do Paradesporto e a EMESP Profª Jovita Franco Arouche, além de parceiros externos como o Judô Clube de Mogi das Cruzes, o Centro Universitário Braz Cubas, o Kosmos Clube, o Bunkyo e o Clube de Campo de Mogi das Cruzes.
O encerramento foi marcado pela exibição do vídeo "Resumo das Escolas 2025", que reuniu os principais momentos das competições e celebrou o envolvimento das escolas, equipes e alunos na 3ª edição da Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas.
Promovida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, a iniciativa tem como objetivo valorizar o esporte como instrumento de formação integral dos estudantes da rede municipal. "Esse projeto mostra a força da rede municipal quando trabalha de forma integrada. São professores, gestores e alunos caminhando juntos em uma construção coletiva que cresce a cada edição e deixa um legado para a educação mogiana. A cada ano, a Olimpíada se fortalece e já começamos a planejar novas ideias para que a próxima edição seja ainda mais especial", concluiu o diretor do Deped, Mitch Almeida.