Cerca de 100 crianças participam de plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

30 de setembro de 2025
Às margens do Tietê, de maneira organizada e monitorada, crianças se divertiram com soltura de centenas de peixes (Divulgação/PMMC)

Cerca de 100 alunos do Cempre José Limongi Sobrinho, do Botujuru, participaram do plantio de mudas e soltura de peixes no Parque Centenário, durante o evento “Plantando Vida Pelo Tietê”, realizado na tarde desta segunda-feira (29/09), em comemoração ao Dia do Tietê, celebrado em 22 de setembro – a atividade havia sido agendada para segunda-feira da semana passada, mas teve de ser adiada por causa da chuva.

A programação foi uma parceria do Semae Mogi das Cruzes, secretarias municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Educação, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Instituto Itaquareia. O diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado, acompanhou parte do evento.

Às margens do Tietê, de maneira organizada e monitorada, as crianças se divertiram com a soltura de centenas de peixes das espécies lambari do rabo vermelho (nativa da região) e cará. No plantio de árvores, foram utilizadas espécies como jequitibá, cedro rosa e ipê branco, entre outras.

O Cempre José Limongi Sobrinho foi escolhido para a atividade porque os alunos da unidade participam do programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico”, desenvolvido pela Comissão de Educação Ambiental do Departamento de Esgoto do Semae.

Além do plantio de mudas e soltura de peixes, a UMC também realizou uma atividade sobre erosão e a importância das matas ciliares.

Ao final do evento, os alunos receberam o botton com a inscrição “Eco Agente”, entregue pela gestora de Projetos Socioambientais do Instituto Itaquareia, Flávia Casali, que destacou que a partir de agora as crianças ajudam a cuidar do Tietê.

“Um dos principais objetivos do evento, que foi uma solicitação da Secretaria de Educação, é criar nas crianças mais apego ao Tietê, ampliando o conhecimento sobre a importância do rio para Mogi das Cruzes”, explica a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado, que integra a Comissão de Educação Ambiental da autarquia.

O programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” é uma parceria entre o Semae e a Secretaria Municipal de Educação e foi criado em 2024, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, de abril a novembro.

Em 2025, foi ampliado e levado às escolas Monteiro Lobato e Cempre José Limongi Sobrinho.

O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reuso de água, drenagem e resíduos sólidos.