Cerca de 200 alunos de escolas municipais participam de oficina de cerâmica no Casarão do Chá

Secretaria de Educação

22 de agosto de 2025
As crianças foram acompanhadas na oficina pela família Nakatani e por outros ceramistas. (Divulgação/PMMC)

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), em parceria com a Associação Casarão do Chá, promoveu uma oficina de cerâmica para cerca de 200 alunos de três escolas municipais. A atividade aconteceu em dois períodos nesta e na última sexta-feira (15 e 22/08), no Casarão do Chá, em Cocuera. As turmas envolvidas foram do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Participaram da ação a EM Fujitaro Nagao e EM(R) Horácio da Silveira, ambas no Bairro do Nagao, e a EM(R) Bairro São João, de Biritiba Ussú. "Foi uma experiência muito rica para nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer um espaço cultural de grande valor histórico para a cidade e, ao mesmo tempo, vivenciar na prática a arte da cerâmica. Essas vivências ampliam o repertório cultural e contribuem para o aprendizado", destacou a secretária de Educação, Darly Carvalho.

Durante a oficina, cada criança pôde modelar e decorar sua própria caneca em argila, aprendendo técnicas básicas da arte da cerâmica. A atividade foi conduzida pelos filhos do ceramista Akinori Nakatani, fundador da Associação Casarão do Chá. Falecido em 2023, ele deixou um legado importante na preservação do patrimônio e na difusão da arte ceramista. A família Nakatani segue dedicada à tradição, e, junto a outros ceramistas, orientou e acompanhou as crianças na oficina. 

A iniciativa animou os alunos. "Eu estou achando muito legal, porque estou aprendendo sobre argila, que é uma coisa que eu gosto bastante. Contei para a minha família que viria aqui e fiquei muito feliz", disse Monique de Oliveira Camargo, de 10 anos, estudante da EM(R) Bairro São João. Gustavo Batista Coelho, de 8 anos, também curtiu a experiência. "Estou gostando muito. Estou fazendo uma caneca e quero vir mais vezes. Vou contar para minha família que participei", afirmou o aluno da EM Fujitaro Nagao.

Para os professores, a vivência também foi marcante. "Esses momentos são muito ricos. Sair da escola é importante porque, além do currículo, eles vivenciam na prática aquilo que aprendem. Aqui não estão apenas estudando cerâmica, mas conhecendo um patrimônio histórico de Mogi. Esse contato direto amplia muito o aprendizado. Muitos alunos estão vindo ao Casarão pela primeira vez, e isso torna a experiência ainda mais especial", destacou a professora Francisca Jéssica Moreira de Lima, da EM Fujitaro Nagao.

O Casarão do Chá é um espaço cultural de grande relevância para Mogi das Cruzes, conhecido por sediar anualmente o Festival da Cerâmica, um dos principais encontros culturais do Brasil voltados à arte ceramista. A 12ª edição do evento está em andamento e terá seu último dia de programação neste domingo (24/08), reunindo cerca de 40 artistas, oficinas gratuitas e mais de 2 mil peças em exposição e venda.