Coleção Zappile é incorporada ao acervo do Arquivo Histórico Municipal

Secretaria de Cultura

23 de julho de 2021

O Arquivo Histórico Municipal "Professor Isaac Grinberg" está recebendo um importante complemento em seu acervo. Está em processo de comodato e, logo, ficará à disposição para consulta de toda a população um vasto material pertencente à Olympio Norberto Zappile, uma referência para a cidade no segmento do audiovisual, que por muitos anos se dedicou a preservar a memória do município, ao registrar fatos e momentos do cotidiano de Mogi.

O material passará por catalogação e digitalização e em breve estará disponível para consultas. Entre os itens, há equipamentos por ele utilizados, como filmadoras e máquina fotográfica e também muitas fitas de vídeo, fotos, documentos impressos, bem como algumas curiosidades sobre ele e sua esposa, Therezinha Giaco Zappile, que sempre o ajudou nos registros e trabalhos de preservação da memória.

Todo o material foi retirado pelas equipes da Secretaria Municipal de Cultura e acondicionado no Arquivo Histórico, com autorização da própria família Zappile. O intuito é garantir a salvaguarda dos itens e também acrescentar ao acervo do local.

“O exemplo do material do professor Zappile se torna fundamental para a história da cidade, porque ele tem vários registros audiovisuais da década de 60 até a década atual, então ele traz o seu olhar para o cotidiano social da cidade de Mogi das Cruzes por meio de vídeos. Também há muito ali sobre a história do cinema da cidade, logo é um material muito rico no âmbito do segmento audiovisual”, destaca o diretor de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Glauco Riccieli.

Vários dos objetos e documentos pertencentes à Zappile foram também selecionados e integrarão a Exposição da Coleção Olympio Norberto Zappile, que será aberta em breve no Casarão do Carmo e tem previsão de ficar em cartaz até o mês de setembro.

Sobre Zappile

Olympio Norberto Zappile nasceu em 1930 no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes. Faleceu aos 89 anos de idade em 2019.

Referência no audiovisual de Mogi das Cruzes, ele deixou um vasto material sobre a história da cidade, a partir do registro de fatos e momentos marcantes do município, que produziu ao lado da esposa, Therezinha Giaco Zappile.

Foi apresentador do programa Arquivo Mogiano, no canal 96 da TV Comunitária. Deu aulas de Comunicação Social e Educação Artística na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em escolas tradicionais da cidade como Washington Luiz, Liceu Braz Cubas e Pedro Malozze.

Formou-se em História pela Universidade de São Paulo (USP) e lecionou por mais de 30 anos na cidade. A paixão pelo cinema ganhou força em 1946, época em que assistia a filmes no Cine Odeon, em frente à Praça Oswaldo Cruz. Na ocasião, se ofereceu para trabalhar sem remuneração. Depois disso, atuou por 23 anos no Cine Parque, Odeon e Urupema.

O Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg fica na rua Coronel Souza Franco, 917, no Centro Histórico. Visitas e consultas ao acervo devem ser agendadas antecipadamente, pelo telefone 4798-6910 ou e-mail arquivo.cultura@pmmc.com.br.