Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica
No último sábado (15), a Prefeitura de Mogi das Cruzes se transformou em um território de investigação para os pequenos detetives que compõem o Comitê de Crianças para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da cidade. A visita ao Paço Municipal começou pela sala do prefeito Caio Cunha, que deu as boas-vindas aos representantes dos bairros, e seguiu pelos demais espaços, guiados pelos secretários municipais.
“A gente faz questão de incentivar a criança a interagir cada vez mais com a cidade. Quando fazemos isso, possibilitamos que ela seja muito mais participativa, entendendo de forma lúdica a importância de fiscalizar a cidade”, explicou o prefeito.
Participaram da ação 11 crianças que representam diferentes bairros da cidade. Ao todo, o Comitê é formado por 24 crianças sorteadas no projeto “Detetives do Nosso Bairro”, que faz parte do programa Mogi, Cidade da Criança – Primeira Infância, política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à Primeira Infância.
“Para estabelecermos prioridades para o desenvolvimento urbano sustentável de Mogi, a gente tem que ter a perspectiva da criança. Essa estratégia vem da parceria que temos com a Fundação Bernard van Leer, por meio da Urban95, de contar com a ajuda dos pequenos nessa construção da Mogi do futuro”, contou o secretário de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, que conduziu parte da atividade com os detetives.
A anfitriã do encontro foi a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag), que propôs que as crianças contassem o que já gostam e o que precisa ser melhorado nos bairros onde moram. Cada encontro, que se dará mensalmente ao longo do ano em diferentes equipamentos da cidade, será conduzido por uma Pasta.
“Várias secretarias estão unindo esforços para priorizar o que acreditamos que, de fato, deve ser priorizado, que é o desenvolvimento conjunto das crianças e da cidade, unindo o que a gente espera ter na Mogi do futuro com o que elas esperam. Essa é uma verdadeira transformação que parte do estímulo da cidadania desde pequenos” disse o secretário da Seplag, Lucas Porto.
Além das crianças, os pais e familiares também acompanharam a visita à Prefeitura. “Essa experiência foi maravilhosa para a transformação do meu filho e o fez crescer muito como cidadão”, contou Suellen Cristina Idalgo, mãe do Lucas Idalgo, de 9 anos, que representa a região central. “A parte mais legal foi visitar a sala de Monitoramento dos Totens, porque mostra vários lugares de Mogi, que é muito bonita”, complementou o pequeno.
E a atividade, que foi a primeira da agenda dos detetives, já inspirou as crianças a contribuírem com a cidade. “Eu vou fazer, em uma cartolina, a colagem de fotos de pontos a melhorar no meu bairro”, contou Ana Lívia Gonçalves, de 9 anos, que mora no Residencial Itapeti. “Minha filha sempre quis melhorar a cidade. É um orgulho prestigiar isso”, disse a mãe Jussara Farabello Gonçalves.
Participaram também os secretários municipais Celeste Gomes (Assistência Social), Patrícia Helen Gomes dos Santos (Educação), Pedro Komura (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Severino Netto (Transparência e Dados Abertos) e os secretários adjuntos Andrea Pereira de Souza (Educação), André Saraiva (Meio Ambiente e Proteção Animal), Eder Veiga (Cultura), Nidia Cristoforo (Urbanismo) e Rosângela Cunha (Saúde).