Conectividade em escolas municipais de Mogi é referência para outros municípios

22 de setembro de 2022
A equipe da MegaEdu visitou seis escolas, sendo quatro na área rural e apresentou o trabalho mogiano em um seminário nacional. (Divulgação/PMMC)

Uma equipe da MegaEdu, organização parceira da Fundação Lemann, esteve nos dias 15 e 16 deste mês em escolas municipais da cidade para conhecer as instalações e a conectividade. Mogi das Cruzes é referência na conexão à internet nas unidades escolares e planeja para até o próximo ano, por meio do projeto “Educação 100% ON”, que todas as salas de aula possam ter conexão à internet de alta velocidade. Está em andamento também a  modernização dos computadores administrativos das unidades escolares.

A primeira escola a ser visitada, no dia 15, foi a EM. Des. Armindo Freire Mármora, Jardim das Bandeiras, onde foram observadas as instalações e cabeamentos de internet. A programação continuou no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, Oropó, unidade que atende mais de 800 alunos e possui conexão em todas as salas. “A MegaEdu tem usado a nossa expertise para orientar outros municípios. Isso é importante para nós que temos a missão de entregar um trabalho de excelência” disse Pedro Passos, responsável pela Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Já no dia 16, as visitas ficaram concentradas nas escolas municipais rurais: EM. Antonio Pedro Ribeiro (Moralogia), EM.(R) Nossa Senhora da Conceição (Tabor), EM.(R) Kaoru Hiramatsu (Taboão) e a EM.(R) Benedito Pereira de Paula (Beija-Flor). Para o coordenador de redes da MegaEdu, Angelo Viana, “Mogi é um exemplo para o Brasil. A cidade tem um grupo que pensa a solução de conectividade nas escolas e isso nos trouxe até aqui”.

O município  tem cooperado com outras cidades em projetos semelhantes. Além dos recursos próprios da administração municipal, as escolas municipais também recebem verbas do Programa Educação Conectada do Ministério da Educação. A partir deste recurso, a equipe de Tecnologia Educacional auxilia os diretores no material a ser comprado e na instalação correta dos equipamentos, visando maior eficiência e gestão dos recursos.