Secretaria de Educação
Após dois dias de debates, a 2ª Conferência Municipal de Educação (CONAE), promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, concluirá seus trabalhos nesta quinta-feira (31/08), a partir das 8 horas, no Auditório do Cemforpe, no bairro Nova Mogilar. Nesta quarta-feira (30/08), os destaques da programação foram a palestra com a assessora especial da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Livia Maria Viana Coelho Paes Barreto e apresentação das moções pelos participantes.
O encerramento contará com a eleição dos delegados que representarão a cidade nas próximas etapas da conferência. “Hoje tivemos uma reflexão mais profunda sobre a educação. Ampliando nosso debate não só para a questão municipal, mas para o Brasil como um todo com a participação da professora Lívia. Tivemos um rico debate nestes dias que espero que não fique somente no papel, mas que se transforme em planos de ações em prol da educação de qualidade”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.
A palestrante abordou as metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que está vigor, a Base Nacional Curricular Comum e as mudanças no Ensino Médio. “Para nós a conferência é um momento importante para o debate de ideias e para analisarmos o as metas do Plano Nacional de Educação. Das 20 metas propostas, o cumprimento de 19 dependem de uma, que se refere ao orçamento direcionado para a educação”, disse. A assessora do MEC substituiu o palestrante inicial, que seria o diretor de Educação à Distância do MEC, Carlos Lenuzza.
Nesta quinta-feira (31/08), acontecerá a plenária final com a aprovação das ementas das 8 às 11 horas, além da inscrição dos candidatos a delegados, das 11 ás 12 horas. A apresentação cultural ficará por conta dos alunos do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, às 13h30 e a partir das 14 horas, será feita a eleição dos delegados, que representarão a cidade nas próximas etapas da Conae 2018. (Kelli Correa Brito)