Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba, recebe mutirão de serviços do Semae

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

28 de junho de 2023
Van do Semae atendeu os moradores e realizou serviços como segunda via de contas e renegociação de débitos, entre outros (Warley Kenji/PMMC)

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica realizou no sábado (24/6) um mutirão do Semae no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba, como parte do Programa Viva Jundiapeba. Os moradores tiraram dúvidas e tiveram acesso a serviços como segunda via de conta de água, parcelamento de débitos, alteração de titularidade, agendamento de ligação de água e renegociação de dívidas.

O evento foi realizado na quadra 601, para todos os moradores do Conjunto Bezerra de Mello. Eles foram atendidos por uma van do Semae, que ofereceu os mesmos serviços disponíveis no Centro Integrado de Cidadania (CIC) do bairro, só que mais perto dos moradores do conjunto e com atendimento direto de funcionários do Semae.

O trabalho comunitário no local faz parte de um conjunto de ações realizado pela Prefeitura na região. O Conjunto Bezerra de Mello recebeu, em abril deste ano, o 2º Espaço de Brincar, como parte do Programa Viva Seu Bairro, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), pelo Participa Mogi.

Já em maio, o Conjunto Bezerra de Mello recebeu, parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde, o Mutirão Odonto + Pré-Natal, com os atendimentos feitos pela ONG Mais Qualidade em Saúde. A ação gratuita de pré-natal odontológico foi voltada para o acolhimento das gestantes, já o Programa Criança Feliz ofereceu orientações para a população local com foco no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento infantil.

No dia 3 de junho, foi realizado um processo de escuta com as crianças, que ocorreu para entender o que elas gostariam de ter no espaço comum do conjunto. Pela manhã, os funcionários da secretaria realizaram brincadeiras com as crianças na quadra 600 e, à tarde, na quadra 701. No total, participaram da atividade 50 crianças de 2 a 14 anos, que foram separadas por faixa etária. Elas foram ouvidas sobre a definição de onde gostariam que houvesse espaços de brincar, quais tipos de brinquedos, além das áreas para plantio e pintura.

O projeto conta com a parceria do Instituto Ikone Global e está sendo desenvolvido em conjunto com a Urban 95, da Fundação Bernard van Leer, comprometida com a primeira infância, da qual o município de Mogi das Cruzes é parceiro.