Conselho Municipal de Segurança amplia ações de enfrentamento à pandemia

Secretaria de Segurança

15 de junho de 2021

O Conselho Municipal de Segurança (Comsep) discutiu, nesta segunda-feira (14/06), a participação da sociedade civil nas ações de enfrentamento à pandemia em Mogi das Cruzes. A reunião aconteceu no prédio sede da Prefeitura e reuniu conselheiros e representantes de forças de segurança na cidade.

“A participação de representantes da sociedade civil nas discussões sobre segurança pública é fundamental e este é o papel do Conselho Municipal. Neste período de pandemia, isso é ainda mais importante, uma vez que os conselheiros levam orientações e conscientização para suas regiões”, destacou o secretário municipal de Segurança, André Ikari, que participou da reunião ao lado do presidente do Comsep, José Santana.

Durante a reunião, foi feita uma apresentação sobre o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para evitar a ocorrência de aglomerações e o acompanhamento das regras de segurança sanitária estabelecidas pelo Plano São Paulo e pelos decretos municipais sobre o tema. As ações são desenvolvidas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança, e pela Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

“Os conselheiros também foram orientados a sobre os canais que podem ser acionados em caso de flagrantes de aglomeração de pessoas, bem como sobre as regras que estão em vigor para o funcionamento dos comércios e realização de eventos. Com a participação deles, esta mensagem vai chegar a mais pessoas e a conscientização vai aumentar”, lembrou Ikari.

Formado por representantes do poder público e da sociedade civil, o Comsep é responsável por discutir questões relativas à área de Segurança Pública no município e sugerir medidas para a resolução dos problemas detectados. A estrutura é formada por 22 membros titulares e 22 membros suplentes.

Durante a reunião desta segunda-feira, também foram discutidos temas como a criação do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, questões relativas ao Fundo Municipal de Segurança e à atualização do Estatuto da Guarda Municipal.

Também participaram do encontro representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de Mogi das Cruzes, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).