Cultura fomenta Diálogo Aberto sobre a trajetória da população negra e indígena em Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

06 de dezembro de 2023
Ainda em maio, serão realizados os últimos quatro encontros segmentados com as áreas de artesanato, dança, hip hop e cultura de rua, e nerd/geek

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove no próximo sábado (9), a partir das 14 horas, mais uma edição do programa Diálogo Aberto, no Estúdio Municipal de Áudio e Música - EMAM. O encontro gratuito tem como tema a trajetória da população negra e indígena em Mogi das Cruzes e Alto Tietê. A iniciativa da Secult busca reunir e dar visibilidade ao conhecimento já existente sobre a memória negra e indígena na cidade.

A secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, evidencia a importância cultural e social da história da população negra e indígena em Mogi das Cruzes. "Valorizar o patrimônio da cidade é reconhecer a importância de todos os seus elementos fundantes. Os povos negros foram decisivos para a constituição de Mogi das Cruzes, mas durante séculos sofreram com a desvalorização e preconceitos que ainda não deixaram de existir completamente e que precisam ser combatidos. O conhecimento, o diálogo e a interação são essenciais para combatermos o preconceito e a desinformação".

O encontro tem o objetivo de salientar novos conteúdos sobre a trajetória, apagamentos e tradições locais, por meio das escutas, pesquisas e debates entre Poder Público, Conselhos Municipais, Coletivos, Grupos de pesquisa e população local.

A ação contará com a participação do Coletivo Memória e Trajetória da Pessoa Negra no Alto Tietê, que desenvolve pesquisas para ressignificar as histórias e trajetórias de pessoas negras no Alto Tietê, a partir de Mogi das Cruzes.

O programa Diálogo Aberto nasceu no ano de 2013 com o intuito de criar um canal acessível de comunicação e participação social. O programa visa mobilizar e reunir agentes culturais, além de pessoas interessadas em arte e cultura para, de maneira democrática e igualitária, construírem e implementarem políticas públicas culturais na cidade de Mogi das Cruzes.

O EMAM fica na Rua Cel. Souza Franco, 735, Centro.

Serviço
(Programação sujeita a alterações)
Diálogo Aberto - Trajetória da População Negra e Indígena em Mogi das Cruzes e Alto Tietê
Local: Estúdio Municipal de Áudio e Música – EMAM (R. Cel. Souza Franco, 735 - Centro, Mogi das Cruzes – SP)
Data: 9/12/2023 (sábado)
Horário: das 14h às 16h
Entrada franca
Classificação: Livre (menores de idade devem estar devidamente acompanhados por um responsável legal)