Curso ensina técnicas de poda de árvores dentro da programação do Junho Verde

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

24 de junho de 2020
Técnicas de poda de árvore foram apresentadas durante a teleconferência realizada nesta quarta-feira, como parte da programação do Junho Verde

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (24/06) à tarde a teleconferência “Curso de Podas de Árvores”, que abordou o trabalho e as técnicas de poda aplicadas em Mogi das Cruzes. O evento faz parte da programação do Junho Verde e foi conduzido pelo diretor da secretaria, André Miragaia, e pelo engenheiro agrônomo Wilson de Souza Neto. A teleconferência foi voltada para equipes técnicas de órgãos públicos e privados, além de cidadãos interessados em aprender mais sobre o assunto.

“Desde 2019, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente passou a realizar todo o trabalho de poda, incluindo desde a análise dos pedidos até a execução do serviço em campo. Foram adquiridos equipamentos novos, o que contribuiu para dinamizar o trabalho dos funcionários”, disse Miragaia. Em seguida, o engenheiro agrônomo Wilson de Souza Neto mostrou os equipamentos, como, por exemplo, o penetrógrafo, que faz uma análise da situação do tronco da árvore.

Outro aparelho usado pela equipe de campo é o podador de altura – uma míni moto-serra com extensor, que permite aos trabalhadores o corte de galhos mais altos, com segurança e praticidade. No decorrer da teleconferência, Neto mostrou as técnicas utilizadas para fazer a poda das árvores, que deve ocorrer sempre com o objetivo de garantir o crescimento saudável das espécies. As árvores são responsáveis por várias contribuições à comunidade, como redução de temperatura, abrigo para pássaros e melhoria na qualidade do ar. “Podas bem executadas ajudam no seu desenvolvimento”, frisou o engenheiro.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente também realiza capacitações com seus funcionários e com concessionárias de serviços que atuam na cidade. Essas ações incluem aulas teóricas e práticas – com exercícios de campo. Os alunos recebem informações sobre tipos de podas, formas de realizar esse serviço, épocas mais propícias durante o ano, equipamentos, atos lesivos à limpeza urbana, formas corretas e incorretas de se realizar este tipo de manutenção e a necessidade do recolhimento de galhadas.

Uma das prioridades da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente é estimular a cobertura verde da cidade, que é já é extensa, estimulando a população a plantar árvores e cuidar do seu crescimento. O Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer oferece mudas às pessoas interessadas, além de disponibilizar informações técnicas sobre o melhor tipo de planta para cada local e informações sobre os cuidados necessários. 

Programação do Junho Verde

A programação do Junho Verde continua nesta quinta-feira (25/06), às 9 horas, com a apresentação de um mapa com a distribuição das mudas doadas no município. No dia 27, sábado, a partir das 10 horas, ocorrerá a Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom Pedro Stringhini, por teleconferência. No dia 30, às 10 horas, será assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, com o objetivo de estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento também ocorrerá por meio de teleconferência. (Marco Aurélio Sobreiro)