Curso Liderança Educacional atende gestores e supervisores da rede municipal de ensino

11 de junho de 2021
A unidade foi fundada em 10 de setembro de 2014 e para celebrar a data foi elaborada uma programação especial. (Foto: Ney Sarmento/Arquivo PMMC)

Gestores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estão participando do curso Liderança Educacional: Construindo um caminho da era da informação para a era da Sabedoria, promovido pela Secretaria de Educação e a Escola de Governo e Gestão. Os encontros na sede da Escola de Governo começaram no dia 24 de maio e acontecerão até o dia 28 de junho, de acordo com a divisão dos grupos respeitando os protocolos sanitários.

A formação atende supervisores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e equipe do Departamento Pedagógico. “Mogi das Cruzes colocou a educação como o centro do desenvolvimento da cidade. Nestes encontros, estamos dialogando e conectando as equipes com este pacto municipal que estamos construindo para oferecer uma educação de excelência para os meninos e meninas do município”, disse o secretário de Educação, André Stábile.

O curso, ministrado pelo professor José Henrique Porto tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de um modelo de educação integral que contempla a complexidade da condição humana e estimula os centros de inteligência cognitivo e emocional, como está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também a melhoria das relações sociais nas unidades escolares, departamentos e na Pasta como um todo.

Segundo o professor estas questões ficam mais evidentes em um cenário pandêmico. “Para a superação deste cenário de crise precisamos reconhecer sua complexidade, nos orientar pela solidez do saber científico e potencializar a capacidade empática humanitária. O desenvolvimento de
habilidades socioemocionais e o estreitamento das relações do grupo de comando da SME é estratégico”, avalia o professor Porto.