Secretaria de Segurança
A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na tarde desta quarta-feira (16/07), um homem procurado por furto. A detenção, realizada por uma equipe da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), ocorreu no Terminal Central e o homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil para o registro da ocorrência e, posteriormente, removido para o sistema prisional.
Os guardas civis municipais realizavam patrulhamento pela região central quando, ao passar pelo Terminal Central, flagrou o homem fazendo mau uso do espaço público. Ele então foi abordado e, após a verificação de sua documentação junto ao Centro de Operações Integradas (COI), foi constatado que existiam dois mandados de prisão contra ele por furto.
Com a chegada de apoio, os guardas civis municipais encaminharam o acusado para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e adoção das providências judiciais cabíveis.
A Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) foi lançada em setembro do ano passado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A iniciativa permite que os guardas civis municipais trabalhem em dias de folga, ampliando entre 20% e 25% a presença da corporação no patrulhamento da cidade. A região central é um dos locais atendidos pela iniciativa, com reforça da presença da corporação.
A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura para a melhoria do sistema de segurança na cidade. Outro destaque é a criação do programa Smart Mogi, que conta com 730 câmeras instaladas na cidade, sendo 260 de reconhecimento facial e as demais de leitura de placas de veículos e monitoramento.
O Smart Mogi já permitiu a captura de mais de 150 procurados por crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio, estelionato e sequestro, além de auxiliar no atendimento de ocorrências, prisões em flagrante e investigações criminais.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.